Home / Acontece / Textos e Reflexões

A Paz de Deus

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças; e a paz de Deus, que excede todo vosso entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Fil.4:6-7) Esta é uma das declarações mais ricas e mais consoladoras que pode ser encontrada em qualquer peça literária já escrita. Podemos dizer isso de muitas outras passagens das Escrituras Sagradas. Porém, do ponto de vista de nossa vida cristã,  e do ponto de vista da experiência prática, não há declaração que ofereça mais conforto para o povo de Deus, do que a declaração desses nove primeiros versículos do capítulo 4 de filipenses.  Nele o apóstolo foca sua preocupação com a felicidade e a alegria dos membros da igreja ali na cidade de Filipos, e os exorta a regozijarem-se sempre no Senhor, e repetiu a exortação, dizendo: “outra vez vos digo, regozijai-vos”(verso 4).  Em seu grande desejo de ver suas ovelhas experimentando e mantendo esse constante regozijo no Senhor, o apóstolo às advertiu sobre algumas forças que poderiam roubar sua alegria, levando-as ao nível inferior de vida cristã. Ele já havia colocado no verso 5 “seja vossa equidade notória a todos os homens, porque perto está o Senhor”. Aqui ele estava se referindo ao equilíbrio da vida do crente em todos os sentidos. O apóstolo quis mostrar que um espírito irrequieto, um desejo frenético de seguir seu próprio caminho, muitas vezes pode roubar-lhe essa alegria e essa paz de Deus. Por isso ele concluiu com o verso 9, dizendo: “o que aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco”.

PR. OZÉAS

Ver todos os textos e reflexões.