Home / Acontece / Textos e Reflexões

O Túmulo Vazio

     Durante anos, algumas correntes têm surgido para refutar o que a Bíblia nos diz sobre a ressurreição de Jesus. Por outro lado, os evangelhos nos afirmam que Jesus ressuscitou dos mortos e que ele lhes apareceu durante 40 dias, mostrando-se por muitas provas convincentes ou incontestáveis. Mais adiante, vemos o apóstolo Paulo escrevendo aos irmãos de Corinto o seguinte: “...Cristo morreu pelos nossos pecados e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, e apareceu a Cefas e depois aos doze. Depois foi visto por mais de 500 irmãos de uma só vez, dos quais a maioria vive até agora. Depois foi visto por Tiago e afinal, foi visto por mim, como um nascido fora de tempo” (I Cor. 15: 3-8).

     Vejamos agora algumas teorias alternativas para a ressurreição. 1ª) Teoria do túmulo errado. Nesta teoria, os céticos presumem que as mulheres que reportaram a falta do corpo se dirigiram ao túmulo errado naquela manhã. Ora, mas as autoridades judaicas que requisitaram uma guarda romana fixa para evitar que alguém roubasse o corpo não estaria errada quanto ao local. 2ª) Teoria da alucinação. Esta corrente explica que as aparições de Jesus após a ressurreição seriam alucinações. Mas como sabemos, tal teoria não se sustenta. É impossível acreditar que mais de 500 pessoas tivessem a mesma alucinação por 40 dias. 3ª) Teoria do êxtase. Para esses pesquisadores, Jesus não morreu, apenas desmaiou de cansaço. Todos pensaram que estivesse morto, mais tarde recuperou a consciência e os discípulos acharam que tivesse ressuscitado. Mas isso seria impossível depois de alguém ter sofrido 40 chicotadas e ser crucificado. Segundo alguns historiadores, muitos sofredores não resistiam e morriam antes da crucificação.

     Há mais teorias sobre a ressurreição, mas por falta de espaço não veremos todas aqui. Gostaria de finalizar citando o que o pesquisador Paul L. Maier escreveu a esse respeito: “Se toda a evidência for pesada e com justiça, é verdadeiramente correto, conforme os cânones da pesquisa histórica, concluir que o túmulo de Jesus estava realmente vazio... e não há a mínima evidência descoberta em fontes literárias, epigráficas ou arqueológicas que desaprove tal declaração.”

     Mas graças a Deus porque naquela manhã de domingo as mulheres encontraram o túmulo vazio. Amém.

JOANES ALVES DE LIMA

Ver todos os textos e reflexões.