" Igreja Multiplicadora em Oração, Comunhão e Integração" (Mt 28.19,20; João 17.1 ss)

Em todo o Novo Testamento, encontramos várias analogias para definir e qualifica a Igreja de Jesus Cristo. Por exemplo: “casa de Deus; família; caminho; corpo, e outras”. Contudo, a mais conhecida nomina a Igreja como o Corpo de Cristo.  Em 1 Timóteo 3.15, Paulo a qualifica como: “... casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade”. Em Atos 2.42-47, a vida de oração, comunhão, integração, unidade, alegria, celebração e fidelidade da Igreja  é apresentada nos seguintes termos:

42 E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

43 Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.

44 Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.

45 Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

46 Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

47 louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Em sua obra clássica, “9 Marcas de uma Igreja Saudável” (Ed. Fiel), o Pr. Mark  Dever, lista o que entende ser as marcas de uma igreja saudável (o mesmo ele apresenta no livro: O que é uma Igreja Saudável): Marcas: 1. Pregação expositiva; 2. Teologia bíblica; 3. O Evangelho; 4. Um entendimento bíblico da conversão; 5. Um entendimento bíblico da evangelização; 6.Um entendimento bíblico da Membresia na igreja; 7. Disciplina bíblica na igreja; 8. Interesse pelo discipulado e crescimento; 9. Liderança bíblica na igreja. Certamente, quando pensamos em Igrejas Multiplicadoras, à luz do Novo Testamento, este é o padrão.

Mas, que Igreja realmente desejamos ser? O Pr. Hernandes D. Lopes, no sermão: “As marcas de uma igreja que abalou o mundo”, propõe: I. UMA IGREJA QUE TEM ZELO PELA TEOLOGIA (v.42); II. UMA IGREJA QUE TEM ENTUSIASMO NO CULTO; III. UMA IGREJA QUE VALORIZA A COMUNHÃO (1. Os crentes tinham prazer de estar juntos – v. 42,44,46); IV. UMA IGREJA QUE PRODUZ IMPACTO NA SOCIEDADE (1. Pelo seu estilo de vida contava com a simpatia de todo o povo – v. 47). O que se percebe é simples e pode ser resumido no trinômio: ORAÇÃO, COMUNHÃO E CELEBRAÇÃO PROCLAMATIVA.

Portanto, amados, apenas orando, estudando a Bíblia e colocando-a em prática na vida e na evangelização diária, contaremos com as bênçãos do Senhor Jesus, o Senhor da Igreja que em breve voltará para leva-la para a sua glória. Amem.