Home / Acontece / Textos e Reflexões

Estágios De Crescimento Espiritual

“Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus permanece em vós, e já vencestes o maligno” (I João 2:14)."

     Já ouvimos muitas vezes alguém usando esse versículo diretamente e exclusivamente para os jovens. Mas observando o texto atentamente, percebemos que ele aponta para outro sentido da palavra jovem.  Está escrito “jovens (…) sois fortes”: essa força não se refere à força física, pois se assim o fosse, não haveria como vencer o “maligno” com ela, certo? Essa força deve vir, portanto, do vigor da juventude e da “palavra de Deus que permanece em vós”.

      Mesmo assim, se entendemos que as palavras “sois forte” se referem a uma “força espiritual”, precisamos ver que a palavra “jovens”, no mesmo versículo, também é usada no sentido espiritual. “João está falando a crentes de crescentes graus (lhos… jovens… pais…) de maturidade na fé” (David H. Stern). Se somente os jovens fossem fortes e venceram o maligno, pobre seria o Apostolo João, pois na ocasião quando escreveu esse texto já estava bem velhinho! Mas João não está falando de jovens no sentido literal; ele fala de “jovens espirituais”, pois até mesmo aqueles que ainda estão se desenvolvendo na fé já venceram o maligno. “Ele está indicando, não as suas idades físicas, como pensam alguns, mas estágios de seu desenvolvimento espiritual” (John Stott).

     Assim como João, Pedro também mostra diferentes níveis de maturidade espiritual existentes, como por exemplo “crescer na Graça” (2Pd 3:18) ou “desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsicado, para que por ele vades crescendo” (1Pd 2:2). Tantos jovens como adolescentes e anciãos são fortes. A força que vence o maligno não está condicionada à idade física, mas à presença da Palavra dentro em e dentro de todos nós, os lhos de Deus (Cf., Isaias 40.31; 1 João 3.2). Amém.

Alan Corrêa é líder jovens na Igreja Batista Nacional, em São Bernardo (SP) e aluno do 3° ano de teologia pela faculdade FABC

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.