Escola Bíblica Dominical - Origem E Importância Doutrinária E Histórica!

Na EBD, estuda-se a Bíblia! Mas, como isto começou? O início da EBD, como a conhecemos hoje, deu-se em 20 de julho de 1780 na cidade de Gloucester. Era uma cidade importante da Inglaterra no período pós Revolução Industrial, notável por sua indústria de tecelagem. Robert Raikes, fundador da Escola Dominical, dedicou-se à carreira de jornalista e editor, trabalhando na Imprensa Raikes, de propriedade da família, a qual ele passou a dirigir após a morte de seu pai. Raikes um homem de profundas convicções religiosas, fundou então uma escola que funcionava aos domingos porque as crianças e os jovens trabalhavam 6 dias por semana, durante 12 horas. Usava a Bíblia como livro de estudo, cantava com os alunos e ministrava-lhes, também, noções de boas maneiras, de moral e de civismo. Portanto, este gesto nobre de amor as crianças, meninos e jovens resultou no que hoje é a maior escola do mundo, a nossa amada EBD. Entre os Batista Brasileiros, lê-se o seguinte: “Na mesma ocasião em que se fundou a Convenção Batista Brasileira, com a realização de sua primeira assembleia em julho de 1907, foi organizada a Junta de Escolas Dominicais, que em 1922 passou a denominar-se Junta de Escolas Dominicais e Mocidade. Havia, nesse tempo, 117 Escolas Dominicais e 157 classes nas Igrejas Batistas espalhadas pelo Brasil. O trabalho de Escolas Dominicais em nossas igrejas vem crescendo consideravelmente. A organização e os métodos de ensino têm evoluído. Templos com adaptações especiais para Escola Dominical foram sendo construídos e as possibilidades desse trabalho se apresentam sobremodo alvissareiras para o futuro, mesmo em meio aos questionamentos e inovações que surgem a todo momento sobre a forma de ser igreja hoje” (JB, 26/04/15; p.2). Amém.

Seja você também amado irmão um aluno aplicado e dedicado, por amor, ao estudo sistemático da Palavra de Deus (joão 5.39; Salmos 119.1 ss). Façamos deste mês da EBD, um tempo de maior dedicação a EBD, pois felizes são os que guardam a Palavra de Deus no coração. Amem!