O plano de metas IBB/2019 - no campo espiritual

FERRAMENTAS PARA O CRESCIMENTO NO CONHECIMENTO E NA GRAÇA DE JESUS CRISTO, O SENHOR (2 Pedro 3.18)

FERRAMENTA I - A PRIMEIRA E MAIS INDISPENSÁVEL: ORAÇÃO, NO ESPÍRITO, COM FÉ E PERSEVERANTE (Efésios 6.18)

1.Depender do Espírito Santo na Oração;
2.Orar com Fé (Mt 21.22);
2.1.Afé vem pelo estudo constante da Palavra de Deus;
2.2.Afé vem por meio da comunhão com o Espírito de Deus;
3.Orar com toda a perseverança, sem desfalecer(Ap. 22.20; Hb b4.16).

"E levantando-se de manhã, fazendo ainda escuro, Jesus saiu e foi para um lugar deserto e ali orava” (Mc 1.35). Amados, “Orai sem cessar” (1 Tes 5.17). Retomando a analogia da “FERRAMENTA”, para ajudar os irmãos a compreenderem, sobretudo a colocarem em prática um viver de comunhão profunda com Deus, consideraremos as quatro “PERSEVERANÇA” (Atos 4.42 ss), quais sejam: ORAÇÃO, COMUNHÃO, CELEBRAÇÃO E PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO DA GRAÇA DE DEUS. Destarte, falar que a vida de oração é indispensável, É como “chover no molhado!”. Entretanto, mesmo sabendo do poder e da indispensabilidade da vida de oração, pouco e, poucos, realmente oramos ao Senhor nosso Deus. E por quê? A resposta mais óbvia para este pastor: A oração é uma atividade de natureza espiritual, portanto, “a carne e o sangue” não suportam esta disciplina que exige quebrantamento, confissão e entrega de tudo ao Pai (Jr 29.12,13). E, por outro lado, além da nossa natureza ter aversão a oração - ainda que afirmemos que não -, conforme se pode perceber pelo pouco tempo que lhe dedicamos, também o inimigo das nossas almas, o Diabo, age para que não oremos. Além deste aspecto pessoal - que se caracteriza como indisposição para orar -, quero pontuar outro aspecto revelador dessa postura, ou seja, a nossa ausência nos cultos de oração. A questão aqui diz respeito à vida de oração da comunidade cristã, e, desse modo a oração comunitária. Na igreja primitiva, a vida de oração do povo de Deus acontecia com frequência, com resultados notáveis na vida pessoal e comunitária (cf. At 2.42-47; 4.23-31), assim, sintetizada por Lucas: “E todos os dias acrescentava o Senhor a Igreja, aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2.47 b). Que a nossa postura diante de Deus seja buscá-lo com todo o nosso ser, pois de acordo com Jeremias 29.13, temos a certeza de que o encontraremos.
Amém. AS, Pr.