Isto é Importante para a Glória de Deus: A Igreja Exibe o Evangelho

John L. Dagg concluiu a introdução à sua obra Treatise on Church Order (Tratado sobre Ordem da JIgreja) com esta admoestação apropriada, conforme segue:

A ordem da igreja e os cerimoniais de religião são menos importantes do que um novo coração; e, na opinião de alguns, qualquer investigação laboriosa de questões referentes à ordem da igreja e aos cerimoniais talvez pareça desnecessária e inútil. Mas sabemos, com base nas Escrituras, que Cristo deu os mandamentos sobre tais assuntos, e não podemos recusar-nos a obedecer-lhes. O amor impele nossa obediência. E o amor impele também a busca que talvez seja necessária para determinarmos a vontade de Cristo. Realizemos, portanto, as investigações que estão diante de nós, com oração fervorosa, para que o Espírito Santo nos guie a toda verdade, nos ajude a aprender a vontade daquele que amamos e adoramos supremamente.

Muitos protestantes começaram a pensar que, se a igreja não é essencial ao evangelho, não é importante para o evangelho. Essa é uma conclusão falsa, antibíblica e perigosa. Nossas igrejas são a confirmação do evangelho. Nas reuniões da igreja, as Escrituras cristãs são lidas. Nas ordenanças da igreja, a obra de Cristo é exibida. Na vida da igreja, o caráter de Deus deve ser evidente. Uma igreja de caráter seriamente comprometido pode fazer o evangelho parecer irrelevante.

A doutrina da igreja é importante porque está vinculada às próprias boas-novas. A igreja deve ser a manifestação do evangelho. É o que evangelho parece quando manifestado na vida das pessoas. Remova a igreja e, assim, você remove a manifestação visível do evangelho no mundo. Os cristãos nas igrejas são chamados a praticar “evangelização de exibição”, e o mundo testemunhará que o reino de Deus começou numa comunidade de pessoas feitas à imagem de Deus e nascidas de novo pelo Espírito Santo. Os cristãos, não apenas como indivíduos, mas também como o povo de Deus reunido em igrejas, são o retrato mais claro que o mundo vê de quem Deus é e de qual é a sua vontade para eles. Jesus disse: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros” (João 13.35). E Paulo afirmou: “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Efésios 3.10-11). Pensemos nisto, amados no Senhor.