Afinal, o que é ser cristão ?

Na transição do segundo para o terceiro milênio nos deparamos novamente com a necessidade de definirmos o que é ser cristão, tal a descaracterização da palavra.Note que não perguntei: O que é ser crente? Pois, crente é aquele que crê em alguém, em alguma coisa.

Então hoje, é preciso redefinir e reavaliarmos o que é ser um verdadeiro cristão. Há tanto de anticristão em muitas igrejas ditas cristãs que mais parece macumba: ‘‘Abre caminhos; faz-se descarregos; usa incenso; sal grosso; enxofre; arruda; fitinhas no braço; amuletos e perfumes de boa sorte; benzem água; os demônios invocados falam; enterram-se pedidos no cemitério, montes e praias; sexta-feira é dia forte; fazem a cabeça; ameaças de maldição’’.

Tais práticas são típicas da macumba, do espiritismo e nunca no cristianismo autêntico. Afinal! O que é ser cristão? No livro dos Atos 11.26, lemos: ‘‘...Em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos’’. Tal fato é tão significativo para a Igreja que foi redigido e precisado o contexto e o local.

Ser cristão é ser discípulos de Cristo. E o discípulo tem características que de longe o identificam. Entre elas destacamos:

1.Amor - singular dentre todas as características, pois é a base da vida cristã e, também, do cristianismo. Em João 13.31, lemos: ‘‘Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros’’.

2.Santidade - O cristão autêntico é santo, separado do mundo e do pecado. Está no mundo, mas, não pertence ao mesmo e apesar de relacionar-se com este, não se envolve em seus pecados. (João 15.18-20; 17.11-16).

3. Fé - Acima de tudo o cristão é sustentado pela fé no Senhor Jesus e em sua Palavra. Paulo afirma: ‘‘Ora o justo viverá da fé...’’(Rm 1.17) ‘‘E, sem fé é impossível agradar a Deus’’. (Hb. 11.1,6). Aigreja Primitiva sobreviveu ante tantas provações e perseguições devido a sua fé no Senhor e na Palavra. Por ela, eles ‘‘puseram o mundo de pernas pro ar e o transformaram’’. (At. 17.6b). O Servo bom e fiel é louvado Senhor. (Mt 25.21);

4. Integridade - Retidão é o termo sinônimo, ou seja, significa que vivendo em meio ao pecado e a corrupção do mundo, busca glorificar ao Senhor vivendo uma vida reta e integra em todos os sentidos. Se porventura erra, reconhece, confessa e corrige, tanto diante dos homens como, e principalmente, diante de Deus (Mt 6.14,15).

Portanto ser cristão é ser discípulo de Cristo. É, ser alguém comprometido com o senhorio pleno de Cristo, em amor e consagração total(Jo 13.34-35; I Jo 3.16). Ser cristão é reproduzir no viver diário a vida de Cristo, vivendo de forma frutífera no Espírito. ‘‘Mas o fruto do Espírito é: AMOR, PAZ, LONGANIMIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE, MANSIDÃO E DOMÍNIO PRÓPRIO’’(Gal. 5.22).

Certamente Hans King, teólogo alemão, tem razão na resposta a pergunta: Por que se deve ser cristão? Sua resposta magnifica é: ‘‘No segmento de Jesus Cristo, no mundo de hoje, pode viver, agir, sofrer, morrer, verdadeiramente como homem. Em ventura e desgraça, vida e morte, amparado por Deus a serviço dos homens’’( Hans King. Ser Cristão, p.523).

Que o Senhor nos ajude a sermos cristãos verdadeiros. Amém