Os cinco solas da Reforma Protestante do século XVI e sua importância para igreja atual

SOMENTE AS ESCRITURAS: ‘‘Toda a Escritura é inspirada por Deus’’ (2Timóteo 3.16) | SOMENTE A FÉ: ‘‘O Justo viverá pela fé’’ (Romanos 1.17) | SOMENTE CRISTO: ‘‘E não há salvação em nenhum outro nome’’ (Atos 4.12) | SOMENTE A DEUS A GLÓRIA: ‘‘A ele, pois, a glória eternamente. Amém’’ (Romanos 11.36) | SOMENTE A GRAÇA: ‘‘Pela Graça Sois Salvos’’ (Efésio 2.8)

Um pensador afirmou sintetizou de forma bastante prática o assunto, nos seguintes termos: Os 5 Solas são proposições teológicas que sintetizam os pilares da Reforma Protestante. Eles expressam em cinco frases latinas o conceito da teologia reformada em oposição à teologia católica, a época conduzida por Leão X, nascido João de Lourenço de Médici (em italiano: Giovanni di Lorenzo de Medici); (Florença, 11 de dezembro de 1475 – Roma, 1 de dezembro de 1521) foi papa de 1513 até sua morte. Ele foi o último não-sacerdote a ser eleito Papa. Ele é conhecido principalmente por ser o papa do início da Reforma Protestante, iniciada por Martinho Lutero por suas 95 teses e por ter sido o último papa a ter visto a Europa Ocidental totalmente católica. Os Cinco Solas são: Sola Scriptura, Solus Christus, Sola Gratia, Sola Fide e Soli Deo Gloria. A palavra latina sola significa “unicamente” ou “somente”. Assim, os 5 Solas significam: Somente a Escritura, Somente Cristo, Somente a Graça, Somente a Fé e Somente a Deus a Glória. Apesar de os conceitos expressos nos 5 Solas serem evidentes na teologia da Reforma Protestante, tais conceitos foram sintetizados tempos depois quando teólogos reformados analisaram de forma sistemática as diretrizes da Reforma. São elas: a centralidade das Escrituras (Sola Scriptura); a justificação pela fé (Sola Gratia, Solus Christus, Sola Fide, Soli Deo Gloria); e o sacerdócio de todos os crentes. É difícil saber quem utilizou pela primeira vez a expressão “5 Solas”. Acredita-se que isso se deu a partir do período em que foram formulados os catecismos e as confissões de fé da Igreja Protestante. Da forma como é utilizada hoje, isto é, como um tipo de slogan da Teologia Reformada, provavelmente a expressão 5 Solas somente passou a ser utilizada pelos cristãos a partir do último século. Além destas proposições, percebe-se o alcance da Reforma em áreas as mais distintas, tais como: a educação, a política, a economia e na música, sobretudo nesta, pois quem não conhece o hino da Reforma: “Castelo Forte” (, cantado há 500 anos por cristãos de todos os credos evangélicos. Que benção. A Deus, somente a glória. Amém.

Pr. Antonio Sérgio de A. Costa