Orações de Jesus pela sua amada igreja

Amados na pastoral passada enfatizamos que o Senhor Jesus orou e continua intercedendo por sua Igreja, “Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós” (Rom 8.34), bem como o Espírito Santo (Rm 8.26). Hoje enfatizaremos a segunda razão pela qual Jesus intercedeu, ou seja, a santificação, conforme a Oração Sacerdotal deixa claro (João 17.17). É perceptível: “O contexto de Hebreus 12, verso 14 demonstra uma mensagem de incentivo aos crentes, exortando a permanecerem olhando para Cristo, considerando o que Ele suportou pelos pecadores. Os cristãos ainda não haviam resistido até o sangue (Hb 12:4), e deveriam guardar na lembrança a exortação que os admoesta e chama de filhos, conforme preconiza Pv 3:11.

Assim, os filhos são exortados a, no temor do Senhor, princípio de toda a sabedoria:

a) Não desprezar ou desmaiar (ficar amedrontado) quando for repreendido por Deus (Hb 12:5);

b) Conscientizar-se de que é repreendido porque foi recebido por filho (Hb 12:8). O objetivo de o cristão ser repreendido está em permanecer participante da santidade de Deus “… para sermos participantes da sua santidade” (Hb 12:10).

Santificação. O termo significa: “separado para uso exclusivo de Deus”, segundo lê-se: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hebreus 12:14/ ACF). É inconcebível que servos de Deus ignorem este fato, pois “santidade” é condição fundamental no reino e igreja de Deus. Na verdade, sem que vivamos vidas santas de modo algum cumpriremos a Palavra de Deus, bem como o nosso chamado para sermos luz e sal da terra. O nosso maior desafio é viver vidas santas (1 Pedro 3.15). Logo, viver para Jesus é viver em santidade, andando no temor do Senhor. É evidente que apenas e tão somente conseguimos viver em santidade com a ajuda de Deus. Através da Bíblia lida, examinada e aplicada ao coração, sobretudo com a ajuda de Deus, é possível ser santos e viver de maneira agradável a Deus.