Dieta Espiritual

A palavra dieta tem sido utilizada com muita frequência, ultimamente. É dieta para todos os Agostos e de todos os tipos. Ganhar peso, perder peso, controlar ou manter o peso, são significados dessa palavra

Aproveitando a sua atualidade vamos trazê-la para o campo espiritual, pois assim como o corpo precisa, por vezes, perder peso, ganhar ou controlar o peso, da mesma forma a alma ou espírito necessita de uma boa dieta. Em que consiste essa dieta? Se observarmos o significado da palavra encontraremos aplicação perfeita no campo espiritual.

O Apóstolo Pedro em sua primeira carta (I Pe 2.2) orientou aos cristãos da seguinte forma: Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação. Para demonstrar a necessidade de crescimento o Apostolo compara aqueles cristãos às crianças recém-nascidas. Ora, a primeira necessidade alimentar de um recém-nascido é o leite materno que lhe proporciona crescimento. Se falta o alimento, não há crescimento, a criança não ganha peso. Assim, é a vida espiritual do cristão. O genuíno leite espiritual é a palavra de Deus, só ela proporciona crescimento para a salvação. Em um mundo de tantas ideias e tantos “mestres” ganhar peso, isto é, crescer na fé, é a grande necessidade do cristão. O que se diz de uma criança que não cresce, não se desenvolve?

Em outros momentos precisamos perder “peso”. Jesus chegou à aldeia de Marta e Maria, enquanto uma correu aos pés do Senhor a outra não largava os afazeres. Jesus, porém, lhe disse: ... Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada (Lc 10.41-42).

Viu a diferença? Enquanto Maria foi buscar crescimento aos pés do Salvador, Marta não largava as tarefas. Ela precisava perder “peso”, pois estava sobrecarregada. Talvez este seja o problema de muitos cristãos. Estão tão envolvidos com os compromissos e expectativas, mas não reservam tempo para crescer. Há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3). Precisamos tirar de sobre nós o peso da ansiedade, da fadiga e tantos outros, como está escrito em I Pe 5.7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. Neste mesmo contexto, disse o Apóstolo Paulo ao Filipenses 4.6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. Que bela escolha fez Maria!

Finalmente, a boa dieta é sempre marcada pelo equilíbrio com o alimento certo, na quantidade certa para se alcançar o peso ideal. Assim, também, é a dieta espiritual. A igreja de Corinto é um bom exemplo de uma dieta desiquilibra. Estava enriquecida na palavra e no conhecimento (I Co 1.5) e não lhe faltava nenhum dom espiritual (1.7). Que bênção! Mas era uma igreja doente, pois:

·Havia muitas dissensões ou divisões (I Co 1.10-13);

·Eram crentes carnais e meninos na fé (I Co 3. 1,3-4);

·Havia incesto (I Co 5.1-5); ·Iam à justiça, uns contra os outros (I Co 6.1-8); e

·Havia desordem na ceia do Senhor (I Co 11.17-22), no uso dos dons espirituais (I Co 14) e muitos outros problemas.

Por tudo isso demonstrado, fica evidente a necessidade de uma dieta espiritual equilibrada. Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo (Ef 4.11-15).

IR. ISRAEL