A Efetiva Presença Do Senhor

No capítulo 33 de Êxodo vemos um diálogo entre Moisés e Yaveh: “Disse o senhor a NMoisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei.

Enviarei um Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sobe para uma terra que mana leite e mel: eu não subirei no meio de ti porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho. Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar.' Israel havia pecado, eles construíram e adoraram um bezerro de ouro, e Deus ficou enfurecido e comunicou a Moisés que não mais iria a frente, guiando e protegendo o seu povo no deserto. Deus informa a Moisés que a partir dali seria enviado um anjo para guia-los, como também, diante da promessa feita a Abraão, Isaque e Jacó, o Senhor lhes garantiu a vitória sobre todos os inimigos e a entrada deles na terra onde mana leite e mel (Êxodo 33.1-3). Mas, qual o segredo desta vitória? A presença do Senhor; e, por isso Moisés roga a Deus pra que Ele não retire a sua presença 'Efetiva' do meio deles. (Êxodo 33.15). Deus, mesmo não indo, ofereceu um anjo para guia-los; ofereceu vitórias; ofereceu a bênção da terra prometida. Contudo, Moisés insiste e clama para que o Senhor não se ausentasse e diz a Deus: 'Um anjo é bom, mas, sem a tua presença efetiva, eu não subirei deste lugar; a vitória sobre os nossos inimigos é maravilhosa, mas, porém, sem a tua presença não fazem sentido (...) Assim, Senhor, tudo o que quero e desejo no mais íntimo do coração é a tua santa presença, pois sem ela, nada faz sentido. Amados que bênção é contarmos nas nossas vidas com a bendita presença do Senhor.

Infelizmente, a geração atual de cristãos não querem mais a presença efetiva de Deus, buscam nas igrejas as bênçãos de Deus, porém não querem o Deus abençoador. A maior necessidade da igreja é a presença efetiva de Deus. Infelizmente, o homem trocou Deus pelas dádivas de Deus. Portanto, querem a salvação e não o Salvador, querem os dons e não o Deus doador, querem bênçãos e não Deus!

Oremos para que a nossa igreja sempre busque a efetiva presença de Deus em primeiro lugar e as outras coisas nos serão acrescentadas. (Mt 6.33)

JONAS FRANCISCO