A Igreja Relevante

No livro de Atos dos Apóstolos capítulo 2 verso 14 temos uma afirmação do sagrado Nescritor, o médico Lucas, que deve chamar atenção de todos os verdadeiros crentes em nossas igrejas hoje. Ele escreveu assim: ‘‘Então Pedro levantou-se com os onze e, em alta voz, dirigiu-se à multidão dizendo: Homens da Judeia e todos os que vivem em Jerusalém, deixem-me explicar-lhes isto que está acontecendo...’’ Esta palavra está no contexto do memorável episódio do dia de Pentecostes, ocasião em que se cumpria a palavra do Senhor Jesus Cristo, prometendo revestir os membros de sua igreja iniciante com o poder do Espírito Santo, para que ela pudesse desempenhar sua missão de proclamadora do Evangelho.

Que contraste! Há tão pouco tempo esse apóstolo havia negado a Jesus três vezes, estava completamente desanimado e decepcionado ao ver a crucificação do seu Mestre, a ponto de renunciar a tudo e voltar à sua atividade profissional. A narrativa deixa claro que Pedro mudou radicalmente, após ter tido uma experiência pessoal com o Mestre ressuscitado, junto a seu barco pesqueiro às margens do mar Tiberíades (leia João 21:15 a 19). Ele estava pronto para o revestimento do Divino Espírito com todos os demais. A Igreja estava pronta porque agora, a partir do seu líder principal, havia uma nova dimensão na vida espiritual de cada um dos seus membros.

Amados irmãos, nenhuma igreja nesta terra causará impacto se os seus membros não passarem por fortes experiências com o Senhor dela. A igreja altera o seu rumo e se torna ousada quando o Cristo vivo se torna real no seu meio através da plenitude do Espirito Santo que ele mesmo prometeu. Sem essas experiências os crentes são apáticos, frios, sem vontade de orar, sem expressão de culto e sem o ardor da proclamação do evangelho, a exemplo da vida pregressa do próprio Pedro, o apóstolo tão "valente".

Uma igreja é relevante, quando os seus membros, na plenitude do Espírito, praticam os princípios do serviço, da obediência, do amor, da fidelidade, da harmonia e da busca por uma espiritualidade equilibrada, bem distante do emocionalismo vazio baseado nas circunstâncias muito característica dos nossos dias. A Palavra diz: ‘‘Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo vosso coração.’’ Esta é a igreja relevante, a igreja que busca a presença de Deus mediante a plenitude do seu divino Espírito.

Seu emérito, Pr Ozéas

PR. OZÉAS