Home / Acontece / Textos e Reflexões

Lashon hara

  Lashon hara em hebraico significa língua má ou língua maledicente. É um Ltermo judaico para mexerico, fofoca, calúnia, etc. “Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo, não atentarás contra a vida do teu próximo. Eu sou o Senhor”. (Lev. 19:16). Segundo o Talmud, a lepra de Miriam, irmã de Moshe (Moisés) foi atribuída ao pecado do lashon hara. Miriam falou negativamente contra seu irmão e foi acometida de lepra. Por sua vez, Arão quase ficou leproso também só porque concordou com Miriam. A calúnia e a injúria podem colocar uma pessoa contra a outra e semear suspeita onde havia amizade

     Para ilustrar o mal que esse pecado pode trazer em nossa vida, gostaria de contar uma história que ouvi outro dia de um rabino que tomava conta de uma sinagoga e acertou pegar uma maçã numa quitanda de frutas todo dia e que pagaria a conta no final do mês. O empregado da quitanda, membro da sinagoga, não conhecendo esse acordo, viu o rabino todo dia pegar uma maçã e ir embora. Imediatamente disse a sua esposa que o mestre estava roubando maçã. Ela por sua vez contou a sua amiga, a sua amiga contou ao seu marido e o seu marido espalhou na vizinhança ... Depois de alguns dias, o rabino estava com a sua congregação vazia.

     O rapaz resolveu então contar ao mestre o que tinha ocorrido quando soube do acordo entre o dono da quitanda e o rabino e lhe perguntou o que devia fazer para reparar o pecado do lashon hara. O rabino pediu que ele pegasse um travesseiro de penas, subisse ao monte e soltasse as penas. O rapaz assim o fez e ao voltar perguntou ao rabino o que devia fazer e ele prontamente mandou que o jovem fosse e ajuntasse as penas e o rapaz retrucou: mas isso é impossível, não tenho como ajuntá-las! O rabino então lhe respondeu: assim é o pecado do lashon hara, tem perdão, mas deixa marcas irreparáveis em nossas vidas. Por fim, atentemos para o que o apóstolo Pedro nos escreve: “Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente”. (I Ped. 3:10). Que o Senhor nos abençoe. Amém!

JOANES ALVES DE LIMA

Ver todos os textos e reflexões.