Pela Fé... Diante Do Trono De Deus (I)

“Acheguemo-nos, portanto, confiante, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus 4.16).

Trono. Símbolo de soberania e poder no céu e na terra. E quando se trata do trono de Deus, o sentido é pleno, absoluto, ou seja, tudo o que envolve o seu Ser, tais como: a soberania, o poder, a majestade e a santidade! O espantoso é que o trono está sempre aberto para os filhos de Deus. Temos livre acesso ao Seu trono. Não poderia ser diferente, pois o próprio Deus rasgou o véu do santuário pela morte de seu Filho, abrindo-nos o caminho da salvação eterna (João 5.24). Em Mateus lê-se: “E Jesus clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras.” (Mt 27.50,51). Será que temos consciência do que este ato de Deus em Jesus Cristo realmente significa para Igreja? Deus aguarda seus filhos diariamente com misericórdia, graça e paz!

O autor aos Hebreus é incisivo quanto ao que Deus espera dos seus filhos, bem como quanto ao modo (pela FÉ) como devemos nos apresentar diante do Seu trono. Deus almeja que nos coloquemos diante dele pela ORAÇÃO, tal qual seu Filho Amado. Acerca de sua vida de oração os Evangelhos são ricos em informações. Em Marcos 1.35, lê-se: “E, levantando-se de manhã MUITO CEDO, estando AINDA ESCURO, saiu, e foi para um lugar deserto, E ALI ORAVA". O Apóstolo Paulo exorta de forma incisiva a igreja da Tessalônica: “Orai, sem cessar!” (1 Ts 5.17).

Amados, quanto ao modo como devemos nos apresentar diante do Senhor: com OUSADIA! Deus espera que nos apresentemos diante do seu trono não como mendigos, mas como filhos amados. Somente filhos podem se apresentar com CONFIANÇA E ESPERANÇA, ou seja, pela FÉ (Salmos 37.1-5; 1.1-4), pois são herdeiros com Cristo de todas as bênçãos celestiais. É assim que temos nos apresentado Diante do nosso Pai? Amados observem ainda a natureza do trono de Deus, nosso Pai: trono de "GRAÇA”. E, por isso, podemos clamar: “ABBA, PAI”, isto é, “paizinho”. Apenas filhos podem assim se dirigir a Deus-Pai. Ora, o PAI (as Escrituras afirmam várias vezes), é um PAI TERNO, BONDOSO E AMOROSO e não aquele Deus terrível como tem sido apresentado por um temor excessivo dos homens! E, portanto, ao ORARMOS, sabemos que seremos ouvidos e, sobretudo que acharemos misericórdia e graça. Sim, pois o Pai lembra-se de que “somos pó” e, desse modo, frágeis moral e espiritualmente. Logo, somos convidados a nos revestirmos do Senhor do seu poder. Um hino que cantamos acentua esta verdade: “Há poder, sim, força sem igual, só no sangue de Jesus...!” (CC, nº 89). “Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Abba, Pai.”(Rom. 8.15). Que benção é poder acessar o trono de Deus-Pai pela FÉ!

Finalmente, o que podemos obter de Deus, pois grandes são suas promessas: “... a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna”. Graça, favor imerecido. Oh! Quanto Deus nos ama! Dentre os propósitos de Deus, que “já nos abençoou com toda a sorte de bênçãos em Cristo Jesus, o Senhor...” (Efésios 1.1-ss), temos a promessa de sermos abençoados ao longo da vida (e, na eternidade), como seu cuidado, amor, proteção e recursos materiais e espirituais. O Senhor jamais abandona seus filhos espinhosa jornada da vida. Dele temos esta promessa: “... E eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amem” (Mateus 28.20). Que benção é contar com Deus na jornada da vida! Portanto, amados, Orar, é, sobretudo, colocar-se em comunhão com Deus. Orar é abrir-se para a sua GRAÇA bendita que nos “socorre em ocasião oportuna”. Permaneçamos, pois diante do Trono de Deus! Oh! quanto carecemos deste socorro! Sim, precisamos orar de forma mais intensa, com toda a nossa alma e ser (Mc 1.35; Hb 4.12). As nossas orações precisam subir ao Trono de Deus diariamente, pois do Senhor virá o “Maná do Céu”, que alimentará as nossas vidas. Afirmamos que a oração é importante, porém não oramos, pelo menos como deveríamos (Jer 29.13,14; 33.3). Diante de tantas bênçãos que a vida de oração nos proporciona, não compreendo a ausência de muitos irmãos no culto de oração. Assim, continuo exortando-vos neste sentido, pois Deus merece o nosso melhor. Creio que Deus olha do céu e diz: coitados, só se lembram de orar quando estão sofrendo! É triste, muito triste, mas é a realidade. Que pena! Por essa razão exorto-vos a que mudeis hoje mesmo de postura. que nos dediquemos a oração constante, pois Se orarmos (...) teremos MUITO MAIS de Deus! Amem. Pense nisto. AS, Pr.