Home / Acontece / Textos e Reflexões

Deus, a rocha da nossa fé e a quem devemos buscar

"Busquei ao SENHOR e ele me respondeu. Livrou-me de todos os meus temores." (Salmos 34.4)

DEUS, O ETERNO EU SOU (Ex.: 3.14-15) ... AMOR, COMPAIXÃO, MISERICÓRDIA E GRAÇA PLENA! Ele nos acolhe, abriga e protege durante toda a jornada desta dura vida. Que benção é conar com Jesus, o Sumo Pastor das nossas almas (Salmos 23.1 ss; 75: 1, 5), pois Ele é a fonte de água viva e o pão da vida. É também, a porta das ovelhas e, aquele que as confduz aos pastos verdejantes como Bom Pastor. E, por isso somos desafiados a confiar no SENHOR JESUS de todo o nosso coração, entendimento e força, pois é o nosso amado Pastor. Portanto, é Ele quem cuida das nossas vidas, fraquezas e temores internos e externos, Mas, o que significa CONFIAR no Senhor? Significa, dentre outras coisas, ENTREGAR, CRER SEM RESERVAS, DESCANSAR, SOBRETUDO SE APPROPRIAR PELA FÉ DE TODAS AS SUAS RICAS BENÇÃOS. Assim, amados, nada de murmurações, reclamações, pois tais atitudes são destrutivas não somente à vida comum, mas, especialmente, à FÉ. E, todos sabemos que "SEM FÉ É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS!" (Hebreus 1: 1-3,6). O Salmos 121, coloca diante de todos nós, está realidade gloriosa. Assim, lemos: "ELEVO OS OLHOS PARA OS MONTES; DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO? O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR, QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA" (vv., 1, 2). Busquemos, continuamente, pois de todo o nosso coração ao SENHOR nosso Deus, pois ele é o nosso socorro bem PRESENTE em toda e qualuqer circunstância da vida.

O medo nos limita, podendo até nos paralisar! Além disso, o medo nos rouba a espontaneidade e liberdade de movimentos na vida, sobretudo, diante do SENHOR. Daí a importância da experiência dp Salmsita, como padrão sinalizador para todos os servos de Deus nas suas lutas e provas. Neste sentido, o Pr. Olavo Feijó, afirma:"Só um inocente ou desinformado nos garantiria que, neste mundo, é possível viver sem  medo". Na carta à Timóteo, seu filho na fé, lê-se acerca deste tema: "Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, A Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia, e paz da parte de Deus Pai, e da de Cristo Jesus, Senhor nosso (...) Porque Deus não nos deu o espírito de medo, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação" (2 Timóteo 1:1, 2, 7).

Notemos como o Salmista enfrenta o tremendo desafio dos temores e lutas desta vida: "Busquei ao Senhor e Ele me respondeu, livrou-me de todos os meus temores." (Salmo 23:4). E, ainda, nos Salmos 78: 1;5: "Nós te exaltamos, ó ETERNO; graças a ti rendemos, e sentimos a proximidade de tua presença; todos proclamam os teus feitos maravilhosos (...) Nãp ergais com soberba a vossa voz contra os céus; não faleis com insolência contra a ROCHA". Desse modo, temos de perguntar como SUPERAR esta condição humana? à luz das Escrituras, pela FÉ E PLENA CONFIANÇA EM DEUS, A ROCHA DA NOSSA SALVAÇÃO (Atos 4:11, 12; 1 Co 3: 1), ou seja, pela ADORAÇÃO, BUSCA CONSTANTE E, CONFIANÇA INABALÁVEL NO SENHOR. É que a metáfora da ROCHA, aponta para a IMUTABILIDADE DA NATUREZA DE DEUS EM SEU AMOR, GRAÇA, MISERICÓRIDA E PODER. Sim, amados, nestes tempos difíceis e trabalhosos que estamos vivendo, sobretudo eem face da ameaça real à nossa existência nesta terra, somos chamados a colocar os nossos olhos no ETERNO, AUTOR E CONSUMADOR DA NOSSA FÉ (Hb 12:1, 2; Salmos 37: 1-5). Amplexos, em Jesus Cristo, a Rocha viva da nossa redenção e, socorro bem presente na angústia. Amém.

 

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.