Em relação ao COVID-19, o cristão olha para Deus, socorro bem presente na angústia. (Salmos 121))

Salmos 121
1 Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
2 O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra.
3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
4 Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel.
5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.
6 O sol não te molestará de dia nem a lua de noite.
7 O Senhor te guardará de todo o mal; guardará a tua alma.
8 O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.

Uma citação do colega, Pr. Judiclay, onde afirma acertadamente, a soberania divina e a posição dos seus servos diante de calamidades. Ele diz: "Deus tem planos, não problemas. Não há pânico no céu” (Corrie Ten Boom). Portanto, amados, Somos o povo da esperança, não da estupidez.

Um bom conselho aos cristãos quanto a correta postura em tempos de calamidade foi dado por Martinho Lutero em uma carta ao seu amigo, Reverendo Johannes Hess:

' Pedirei a Deus para, misericordiosamente, proteger-nos.
Então farei vapor, ajudarei a purificar o ar, a administrar remédios e a tomá-los.
Evitarei lugares e pessoas onde minha presença não é necessária para não ficar contaminado e, assim, porventura infligir e poluir outros e, portanto, causar a morte como resultado da minha negligência.
Se Deus quiser me levar, ele certamente me levará e eu terei feito o que ele esperava de mim e, portanto, não sou responsável pela minha própria morte ou pela morte de outros.
Se meu próximo precisar de mim, não evitarei o lugar ou a pessoa, mas irei livremente conforme declarado acima. Veja que essa é uma fé que teme a Deus, porque não é ousada nem insensata e não tenta a Deus.'

Seja Deus gracioso e tenha misericórdia de nós.

DESTARTE, AMADOS, QUAIS AS LIÇÕES QUE DEUS, POR MEIO DESTA EXPERIENCIA DOLOROSA ESTÁ OFERECENDO AO MUNDO. SUGIRO AS SEGUINTES:

1. QUE OS VERDADEIROS BENS SÃO DE NATUREZA ETERNA;
2. QUE A FAMÍLIA É O NOSSO BEM MAIOR;
3. QUE NADA PODE GARANTIR A NOSSA EXISTENCIA NESTE MUNDO, EXCETO DEUS.
4. QUE A PALAVRA DE DEUS É VERDADEIRA E CUMPRE-SE DIANTE DOS NOSSO OLHOS;
5. QUA A IGREJA DE CRISTO PRECISA ARREPENDER-SE DOS SEUS PECADOS;
6. QUE A EUROPA "CRISTÃ", PRECISA VOLTAR-SE PARA DEUS ARREPENDIDA E ASSIM TODAS AS NAÇÕES;
7. QUE A NOSSA ESPERANÇA ESTÁ EM DEUS, O ÚNICO CAPAZ DE PARAR ESTA PANDEMIA, POR UMA UNICA PALAVRA, OU PELOS MEIOS CIENTIFICOS;
8. QUE A VINDA DE CRISTO SE APROXIMA VELOZMENTE;
9. QUE EM BREVE O JUIZO DIVINO SEPARARÁ OS SALVOS DOS PERDIDOS;
10. QUE DEUS EM SEU INFINITO AMOR, DEMONSTRADO NA MORTE DO SEU FILHO NO CALVÁRIO, ESTENDE A HUMANIDADE A SUA GRAÇA REDENTORA.
11. QUE TODOS, SOMOS UMA SÓ FAMILIA, DESCENDENTES DE UM ÚNICO HOMEM E, HABITAMOS NA MESMA CASA TERRENA;
12. QUE A SOLIDARIEDADE É O NOSSO CHAMADO MAIS PROFUNDO;
13. QUE DEVEMOS ORAR UNS PELOS OUTROS, SOBRETUDO PELOS MÉDICOS, ENFERMEIROS E EQUIPES QUE ESTÃO LUTANDO PARA SALVAR VIDAS; BEM COMO PELOS QUE ESTÃO CONTAMINADOS E PELAS FAMILIASENLUTADAS;
14. QUE A VIDA É BREVE, PASSAGEIRA E NADA PODE SEGURÁ-LA NESTE MUNDO, EXCETO DEUS;
15. QUE DEUS CONTINUA SENDO SENHOR ABSOLUTO E NADA FOGE AO SEU CONTROLE;
16. QUE A GLÓRIA DIVINA EM TODAS ESTAS COISAS, INCLUSIVE, NAS MAIS DIFICEIS E DOLOROSAS, REFULGE COMO A LUZ DO SOL.

Nestes tempos ombrios de Corona Vírus, me vem a mente e ao coração o antigo hino do Cantor Cristão (Hinário das Igrejas
Batistas, n° 319), por ressaltar o fundamento da nossa fé e esperança:

:310 - EM TEUS BRAÇOS

Em Teus braços eu me escondo, onde sempre quero estar;
Ao Teu lado protegido, eu desejo caminhar.
Inimigos me perseguem, eu sucumbo ó Salvador
Muito aflito Te suplico: Auxilia-me Senhor!

[coro]
Em Teus braços eu me escondo, onde sempre quero estar;
Ao Teu lado protegido, eu desejo caminhar.

Em Teus braços eu me escondo, pois sem Ti não posso andar;
Com o coração aflito venho a Ti para implorar.
Oh! escuta Cristo os rogos que Te faço com fervor!
Dá-me abrigo nos Teus braços, e protege-me Senhor!

Em Teus braços eu me escondo, onde possa repousar
A minha alma tão cansada e um abrigo possa achar.
Já eu creio que me atendes, eu confio em Ti Senhor;
Nos Teus braços abrigado bem seguro estou Senhor!

(W.A.Huntley/George Birdseye)

PORTANTO, AMADOS, NADA FOGE AO CONTROLE DE DEUS, POIS É SENHOR E NELE, OS CRISTÃOS DESCANSAMOS PELA FÉ EM QUAISQUER CIRCUNSTÂNCIAS, MESMO NAS MAIS ADVERSAS!! (Naum 1.7; Provérbios 18.10; Hebreus 11.1-3;6). TEM RAZÃO, O APÓSTOLO PAULO, QUANDO NA CARTA AOS COLOSSENSES, EXORTA A IGREJA DO SENHOR JESUS;

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;
Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.
Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria;
Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência;
Nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas.

(Colossenses 3:1-7).

Esta Pandemia passará; e, quando passar, que as nossas vidas estejam mais santificasdas e comprometidas com Deus, seu reino e igreja. amém.

PENSE NISTO.

Antonio Sérgio A. Costa.