Home / Acontece / Textos e Reflexões

Pastoral: Deus criador e sustentador de todas as coisas

Pastoral publicada no Boletim PIBVITORIAPE em 02/abril/2023

Pr. Maurício BRAINER Júnior

Tema: Deus criador e sustentador de todas as coisas

Para meditação dos leitores, encaminho esse texto com a expectativa de contribuir com a edificação e aprofundamento dos irmãos sobre os dois aspectos postos em nosso tema de hoje. Compreendemos que Deus revelou-se ao homem inspirando alguns para deixar-nos registros sobre suas características e seu plano de salvação para humanidade. Assim, somos iluminados por meio do Espírito Santo para compreensão dos propósitos do Senhor em seu Evangelho. Nesse contexto, venho compartilhar uma definição clássica sobre Deus que baseia-se em seus atributos, em particular, sobre suas características bíblicas aqui tematizadas.

Conforme apresenta o Pr. A. B. Langston em uma de suas obras: “Deus é Espírito Pessoal, perfeitamente bom, que, em santo amor, cria, sustenta e dirige tudo”. E fazendo eco a essa visão, consta em nossa Declaração Doutrinária Batista que Deus: “é o criador, sustentador, redentor, juiz e Senhor da história e do universo, que governa pelo seu poder, dispondo de todas as coisas, de acordo com o seu eterno propósito e graça”.

Não a despeito do pensamento estruturado que a teologia nos propõe, mas essencialmente sobre o que a Bíblia comunica em nosso particular sobre Deus, como efetivamente você tem se relacionado com esses atributos? Deus é para você quem te criou e tem sustentado sua vida?

Vejamos o que o Apóstolo Paulo disse a esse respeito em uma de suas cartas: "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. (Colossenses 1:16,17)

Queridos, o fato é que somos chamados a não apenas compreender e disseminar essa verdade, mas a viver a prática da fé de que somos supridos pela pessoa de Deus em seu poder, amor e autoridade. “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens. Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas. (Atos 17:24,25)

Que possamos perceber dia-a-dia a mão sustentadora do Senhor, pois de fato, amigos, a Bíblia nos mostra que a economia do céu age cotidianamente em nosso favor. Portanto, precisamos desenvolver um espírito grato considerando que mesmo diante de nossas limitações e pecados, Ele continua nos sustentando debaixo de sua misericórdia e graça. Aleluia!

 

PR. BRAINER JÚNIOR

Ver todos os textos e reflexões.