Home / Acontece / Textos e Reflexões

Pastoral: Tetelestai, está consumado!

Pastoral publicada no Boletim PIBVITÓRIAPE em 19/mar/2023

Pr. Maurício BRAINER Júnior

Tema: Tetelestai, está consumado!

Para meditação da PIB Vitória, compartilho algo que falou poderosamente ao meu coração, desde que conheci essa expressão final de Jesus na cruz. A palavra utilizada foi registrada no grego da época, Grego Koinê, a saber: Tetelestai. Trata-se de um termo que significa “está consumado”. Vejamos o relato bíblico que encontra-se em João 19.30 “Quando, pois, Jesus tomou o vinagre, disse: Está consumado! E, inclinando a cabeça, rendeu o espírito”.

Pesquisando sobre o assunto, identifiquei estudos que afirmam ser comum na época de Cristo, serem elaborados recibos de impostos pagos aos Romanos onde papiros achados pela arqueologia continham dados sobre o pagador, bem como, a descrição e valor total da dívida. Neles constavam esta palavra que dava a fiel quitação de débitos a quem portasse o citado documento, Tetelestai. Ficando explícito para o leitor que toda lista de débitos estaria “paga” ou “liquidada”.

Face a proximidade da celebração da Semana Santa e na expectativa de instruir a amada Igreja, venho dar destaque ao que o Espírito Santo de Deus inspirou a Paulo em sua carta ao povo de Colossos, em particular, acerca de nossos pecados e sobre o triunfo de nosso Rei naquele madeiro. “E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com Ele, perdoando todos os nossos delitos; tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz”. (Colossenses 2:13-15)

Que coisa maravilhosa queridos irmãos! Nos resta viver, em tudo dando graças ao nosso Deus, buscando santidade para honrá-lo no dia-a-dia de nossas vidas. Que privilégio podermos ser instruídos na Doutrina dos Apóstolos, onde o Espírito de Deus testifica ao nosso espírito, que uma vez salvos da ira de DEUS, salvos para sempre. 

Oro para que Deus tenha falado ao teu coração assim como falou ao meu, queridos! Rogo-vos ainda, que estejam orando pelo projeto de Pequenos Grupos Multiplicadores (PGMs), ferramenta para evangelização de muitos, a fim de que outros possam arrepender-se, entregando suas vidas a Jesus e assim receber, através da Fé, essa Graça redentora de Cristo sobre suas vidas. Dom de Deus que consumou todas as nossas dívidas cabalmente naquele madeiro e subjugou a morte com poder, ressuscitando sobre ela no terceiro dia. Aleluia!

PR. BRAINER JÚNIOR

Ver todos os textos e reflexões.