Dons do Espírito

Há de se fazer diferença entre dons do Espírito e as habilidades naturais que nos impulsionam aos grandes desafios da vida com a inteligência, a percepção, o carisma, etc. Os dons espirituais são capacitações concedidas pelo Espírito Santo ao crente para o desempenho do seu papel como membro do corpo de Cristo - sua igreja. A distribuição dos dons do Espírito na igreja do Novo Testamento foi anunciada pelo profeta Joel no seu livro capítulo 2 versos 28 e 29 e confirmada pelo Senhor Jesus Cristo aos seus discípulos conforme Marcos 16:15 a 18, e cumprindo-se em Atos 2:1- 18. Em duas de suas cartas às igrejas, Paulo, o apóstolo, relacionou doze dessas capacitações, como podemos ler em Romanos 12:6 a 8 e 13. Em Efésios 4:11 a 14 o mesmo apóstolo esclarece que essas capacitações ou dons do Espírito são-nos dadas com final idades específicas: o aperfeiçoamento aos santos, a edificação espiritual da Igreja como corpo de Cristo e a sua unidade doutrinária (Ef. 4:12 a 14) Em 1ª Cor. 12:31 recomenda-se que cada crente deve procurar com zelo os melhores dons, e no final do capítulo 13, Paulo seleciona o dom do amor como o mais importante de todos os dons. Em 2ª Tim. 1:6 o referido apóstolo recomenda que os dons precisam ser constantemente renovados em cada um de nós.

PR. OZÉAS