Jovens, sois fortes e mais que vencedores!

"...Jovens,escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevo, filhos, porque conhecestes o Pai... Eu vos secrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" (1João 2:13-14).

A nossa juventude estará durante o mês de agosto na liderança das atividades da igreja e, como sempre temos certeza será uma enorme benção. O texto acima explica as razões pelas quais os nossos jovens são mais que vencedores. A fortaleza que o apóstolo percebe na juventude não está vinculada ao aspecto físico, mas , sobretudo, ao espiritual. Isto é o que os torna tão fortes e importantes para si mesmos, a igreja e o reino de Deus! (1 João 2:13-14). Os jovens são fortes e mais que vencedores por serem salvos pela graça de Deus. Logo o reino de Deus, ou seja, as prioridades do reino e da igraja de Deus são as suas rpioridades. Assim, contamos com a sua atuação na seara do Senhor.

Amados jovens, os três grandes pensadores abaixo nos ajudam a entender algumas coisas sobre o sentido da vida em termos de presente e futuro, bem como algo das complexas relações tão diferentes. Vejamos:

"vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve." Fonte- Aforismo sobre a Sabedoria da Vida (Schopenhauer, Artur).

" O que deve caracterizar a juventude é a modéstia, o pudor, o amor, a moderação, a dedicação, a diligência, a justiça, a educação. São estas as virtudes que devem formar o seu carácter." (Sócrates).

" Assim como gosto do Jovem que tem dentro de si algo do velho, gosto do velho que tem dentro de si algo do jovem: quem segue essa norma poderá ser velho no corpo, mas na alma não o será jamais." (De Senectute).

Assim, nota-se que, para estes pensadores o equilibrio entre os pontos extremos da vida-presente e futuro; juventude e velhice; maturidade e imaturidade; valores construtivos e destrutivos, é de fundamental importância. Neste sentido, concordamos com os mesmos. Contudo, em termos cristãos vamos mais adiante, pois sabemos que o equilíbrio  plenio da vida reside em Deus.

E, assim, podemos responder com segurança a pergunta: O que torna os jovens cristãos tão fortes, vencedores e importantes para si mesmos, a igreja e o reino de Deus (1 João 2:13-14)?

De acordo com o apóstolo João é o fato de estarem vinculados pela fé a Jesus Cristo, o salvador e Senhor, pois diz: "... jovens, sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já venceste o maligno." Ora, a palavra de Deus é o Senhor vivendo em nossas vidas! É disso que decorre a vitalidade e o poder para vencer o maligno, bem como para realizarmos grandes coisas para o nosso Deus. Que benção!

Amados irmãos, oremos e apoiemos a nossa JUVENTUDE, perticipando de todas as atividades que realizarão na igreja do Senhor para a maior glória de Deus! Amem.