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ÉTICA CRISTÃ E POLÍTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA - II

   Amados essa percepção da ética protestante sobre o pensamento, bem como sobre a definição de sua postura ética na atividade política é extremamente importante. Mas, qual a relação entre a ética e a política? As duas têm algo em comum? Caso contrário, existe uma ética que domine também a política? Há duas concepções éticas fundamentalmente diferentes: a ética do sentimento (Gesinnungsethik) e a ética da responsabilidade (Verantwortungsethik). Sobre a primeira, a ética do Sermão da Montanha, por ser absoluta, não precisa de maiores explicações; sobre a segunda, Weber acrescenta: cada um é responsável pelas conseqüências previsíveis de suas ações. Ele tinha profunda consciência do eterno conflito entre poder e justiça, no que diferia do Luteranismo: “O gênio, ou demônio, da política convive com o Deus do amor e o Deus da Igreja, em tensão interior que poderá a qualquer momento rebentar em conflito insolúvel...” (grifo meu; p. 87). Neste sentido, uma questão fundamental levanta-se: Votar ou não votar! E, ao fazermos a opção pelo exercício da mais nobre missão da cidadania – que é votar de forma livre e soberana -, devemos fazê-lo de forma responsável, madura e consciente. Portanto, não venda, não arrende, não alugue seu voto em troca de benesses pessoais ou familiares tão comuns, infelizmente, sobretudo no nordeste do Brasil. É indispensável analisar o candidato, sua postura, valores morais e familiares. Sua plataforma político-partidária e seu programa... E a todos os que comprometerem os valores fundamentais da vida e da cidadania, expurgar definitivamente da vida pública, não votando neles! A luz da Palavra de Deus, a ética cristã preocupa-se, fundamentalmente, com o indivíduo e a sociedade como um todo. Primeiramente, com as necessidades espirituais, o destino eterno – o Céu! Contudo, por outro lado, não despreza de igual forma, os problemas terrenos, pois os mesmos são importantes para todos. Assim, a preocupação somente com o homem, fora do seu contexto social, seria antibíblico, uma vez que o Senhor Jesus disse aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra”; e, “Vós sois a luz do mundo” (Mt 5.13-14). O Cristianismo não dissocia a ética da política, pelo contrário, diz que a atividade política deve ser exercida segundo os princípios e valores éticos estabelecidos nas Escrituras. No livro de Provérbios, o bom governante (Rei) reconhece a sua dependência de Deus. É justo, é confiável e misericordioso (16.10; 20.26,28; 31.1-9); enquanto o líder perverso é comparado ao “leão bramidor” e a um “urso faminto” (28.15). O autor de provérbios, Salomão, também sustenta que “a justiça quando exercida de forma plena” é indispensável para a prosperidade de uma nação (14.34). Segundo o Dr. Paulo Wailer (Ética Cristã, 1987:88-9), - meu professor de Ética Cristã no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, Recife -, o Novo Testamento ensina que o cristão deve: - Esmerar-se na obediência e submissão às autoridades e as leis, não só por temor ao castigo, mas também pela consciência (Rm 13.1-5); - Esmerar-se por pagar pontualmente seus tributos (Rm 13.6-8); - Às autoridades devemos não só submissão e obediência, mas também honra e respeito (1 Pe 2.13,17); - Participar da vida política de forma consciente, sendo “o sal da terra” e “a luz do mundo” (Mt 5.13,16); - Na paz deve contribuir para a prosperidade de seu país (Pv 6.6-11; 2 Tess 3.10-12) e, na guerra, defendê-lo (Rm 12.18). Atualmente em função do descalabro moral a que chegou a humanidade, bem como o Brasil, é impossível ao cristão sério permanecer indiferente, pois a imoralidade corre solta nas mais diversas esferas do poder. No Brasil, os valores fundamentais que sustentam a soberania da nação, vêm sendo solapado de forma vil e mercantilista. Quando o cidadão de bem se omite, os corruptos passam a dominar, empenhados em sua missão de destruir os valores e princípios que Deus estabeleceu em Sua Palavra, bem como a sociedade como um todo. A violência no Brasil é alarmante! A concentração de renda é injusta e brutal e, a pobreza se alastra, enquanto o governo faz propaganda do seu “espetáculo de crescimento”. Conseqüentemente, a desigualdade social cresce assustadoramente em todo o país, criando hordas de miseráveis – homens e mulheres que, com os seus filhos perambulam pelas ruas, cidades, e estradas esmolando num triste e deprimente espetáculo. ÉTICA CRISTÃ E POLÍTICA: UMA REFLEXÃO SOBRE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA - II

Pr. Antonio Sérgio de Araújo Costa

PR. ANTONIO SÉRGIO

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