História dos Batistas - I

Conhecer a nossa história rica, sofrida e abençoada é um privilégio e um dever. Você conhece a história de sua Igreja? Em termos históricos os batistas não tem um líder fundador, mas, iniciadores que se ajuntaram a outros que pensando em termos similares sobre a natureza da igreja, iniciaram a Primeira Igreja Batista da história. Assim, tentar ligar os batistas a João Batista, rio Jordão e Jesus me parece bastante temerário (Teoria JJJ do Dr. Carroll). Sobre a segunda linha, ou seja da influência dos Anabatista (rebatizadores), pode-se dizer que temos pontos de contato com os mesmos, mas muitas discordâncias como sua recusa em aceitar o estado civil, vendo-o como demoníaco, bem como a recusa a aceitar benefícios de progresso, como alguns grupos fizeram. O isolamento social, formando comunidades isoladas do mundo, nunca foi nossa postura. Os batistas nunca formaram comunidades messiânicas! Particularmente, entendo que os batistas começaram a existir em 1609, na Holanda, com a igreja de dois ingleses, chamados Thomas Helwys e John Smyth. J. Smyth tornou-se anabatista em 1609, batizou-se a si mesmo, a Thomas Helwys, e mais 40 pessoas. Desligaram-se dos anabatistas e originaram a primeira igreja chamada “batista”. Desse modo, historicamente, este grupo tem sido entendido como a primeira igreja batista do mundo. Surgiu em 1609, na Holanda. J. Smyth deixou sua igreja e tornou-se menonita, mas Helwys continou com o grupo, e em 1612 regressaram à Inglaterra. Parece que Smyth era bastante complicado, tendo passado por vários grupos de dissidentes. Mas entende-se que era a busca da igreja que mais se adequasse ao Novo Testamento, num momento histórico muito confuso. Mas era persistente, sincero e buscava sempre o melhor e o certo. E foi o primeiro pastor batista da história. Mas creio que encerro tudo ao fazer uma citação do sempre competente Zaqueu Moreira de Oliveira, em seu livro “Liberdade e exclusivismo – ensaios sobre os batistas ingleses”, que assim se pronuncia sobre o ambiente do século XVII: “Neste ambiente foi que surgiu a primeira igreja batista cujo pastor foi João Smyth, que tinha formação teológica em Cambridge. Ele contactou com um auxiliar muito importante, que era leigo e também advogado, Tomás Helwys. Eles, que antes eram anglicanos, tornaram-se seguidamente puritanos, separatistas e, finalmente, batistas. Quando aderiram à posição separatista, no reino de Tiago I, decidiram fugir com todos os homens da Igreja para a Holanda, onde havia tolerância religiosa. Lá encontraram outros grupos evangélicos, inclusive o dos menonitas que, conforme referido anteriormente, provinham do movimento anabatista do Século 16. Contudo, deles diferiam em vários aspectos, inclusive teológicos, pelo que ao se convencerem de que o batismo correto é o de crentes capazes de responder por sua fé, rejeitando, assim, o batismo infantil, formaram uma igreja própria, sempre no ideal de restituir a igreja neotestamentária em toda a sua inteireza. Assim nasceu a primeira igreja batista”(pp. 29-30, respeitando a grafia de Zaqueu). Quando surgiu a primeira igreja batista no mundo, não se criou a doutrina batista, mas organizou-se uma igreja que permitiu que as pessoas que tivessem convicções batistas se reunissem. A questão é o conteúdo da fé e da doutrina neotestamentária. Mas uma coisa é certa: os primeiros batistas eram homens sérios, muito preocupados com a verdade bíblica e com a correção doutrinária. Devemos muito a eles porque eles abriram o caminho, começando do nada. Os pioneiros da fé batista nos deixaram um legado de fé, doutrina e vida, sobretudo, de sua paixão pelas Escrituras e a obra do coração de Deus: Missões. Pense nisto! Pr. Antonio Sérgio A. Costa Texto sintetizado de artigo do Pr. Isaltino Coelho.

PR. ANTONIO SÉRGIO