A EXCELÊNCIA DA UNIÃO FRATERNAL

Meus amados irmãos, durante estes meses estaremos estudando a mutualidade do amor cristão, ou seja, o amor que deve haver entre os irmãos. O Salmo 133 nos traz uma grande mensagem dessa comunhão entre os irmãos, vivendo essa união uns para com os outros. O salmista começa este Salmo dizendo: “Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos”, o salmista nos fala de uma verdadeira união em que todos se sintam amados verdadeiramente e que tenhamos a alegria de poder compartilhar esta conança através da sua fé no seu Salvador e Senhor Jesus Cristo. A união que este salmo descreve depende tão somente da união de cada irmão individualmente com o Senhor. Só esta união pode apresentar um testemunho eciente perante o mundo. É uma atmosfera na qual nossa fé deve orescer (Jo 15. 1 -9, 17. 20 -25). O verso 2 desse salmo nos fala da unção. Esta unção do sacerdote (Arão) é sua vocação de conservar o povo na comunhão com Deus na verdadeira e mútua união. Jesus nos diz que: “Tenho lhe dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei”(Jo 15. 11- 12). O verso 3, fala do orvalho. Naquelas regiões, o orvalho faz os campos orescerem e produzirem boas ceifas. Hoje Jesus representa este orvalho na sua igreja. Veja o que diz a sua palavra: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhe será concedido. Meu Pai é gloricado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos”( Jo 15. 7-8). Meus amados, oh! Como é bom que os irmãos vivam em união, que possamos estar unidos por esse amor, como diz o hino do cantor cristão 381 na última estrofe: ‘‘Se tua igreja toda andar em santa união, então será bendito o nome de cristão; Assim o que pediste em nós se cumprirá e todo o mundo inteiro a ti conhecerá’’. Concluo com as palavras do Apóstolo Paulo na carta aos Colossenses 3:12 quando ele nos ordena: “Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. ” Que o nosso Deus e pai nos abençoe em Cristo Jesus. Amém.

Em Cristo, Teólogo José Carlos L. Marques

JOSE CARLOS LOURENÇO MARQUES