UM OBREIRO APROVADO POR DEUS

Lendo as cartas de Paulo a seu lho na fé Timóteo, temos ensinamentos preciosos para a igreja de Jesus Cristo hoje. Paulo o instrui para que ele possa comandar a igreja em Éfeso com sabedoria. O adverte contra os falsos ensinos, falsas doutrinas e falsos mestres. Dá instruções acerca do cuidado e responsabilidade com a igreja do Senhor, o cuidado com os membros e com os necessitados. Mas algo nos chama a atenção como igreja no contexto atual, é a exortação de Paulo para que Timóteo se prepare para enfrentar “tempos terríveis” (2 Tm 3.1). Paulo alerta a Timóteo, que nos dias terríveis “Os homens serão egoístas, avarentos, presunçosos, arrogantes, blasfemos, desobedientes aos pais, ingratos, ímpios, sem amor pela família, irreconciliáveis, caluniadores, sem domínio próprio, cruéis, inimigos do bem, traidores, precipitados, soberbos, mais amantes dos prazeres do que amigos de Deus” (1 Tm 3.1-4). Através das advertências de Paulo sobre os dias terríveis, vemos como a palavra de Deus, “que é viva” (Hb 4.12), é atual. Nossos dias não são diferentes. As pessoas em busca dos prazeres, perdem o temor a Deus e fazem de tudo para enriquecer, ou conseguir bens materiais. E Paulo também adverte, “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males” (1 Tm 6.10). Mas da mesma forma como Paulo exortou Timóteo a se manter rme e el, ele nos encoraja hoje a “nos apresentarmos a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, e que maneja bem a palavra da verdade” (1 Tm 2.15). Paulo continua, “Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos. Você, porém, seja moderado em tudo, suporte os sofrimentos, faça a obra de um evangelista, cumpra plenamente o seu ministério” (1 Tm 4.2-5). Cumpra seu ministério meu irmão e minha irmã, pregue a palavra de Deus!

ADAIR NELO PEREIRA