A MENSAGEM AS SETE IGREJAS DA ASIA MENOR, E SUA RELEVÂNCIA PARA A IGREJA ATUAL

TEXTO: Ap 2.1-3.1.

As sete igrejas as quais estas cartas foram destinadas eram reais no tempo do apóstolo João. Elas foram tomadas de um contexto maior de igrejas, pois havia centenas espalhadas por várias regiões do império romano e da Ásia. Assim, elas representam certos tipos de igrejas em toda e qualquer época. Esta armação encontra base no fato de que o Espírito está falando as igrejas (Ap. 2.7,1, etc.). Conforme lemos em Apocalipse 1.11 “... o que vês, escreve em livro e manda às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadela e Laodicéia”. Vale ressaltar que, o número 7 (sete), ocorre 54 vezes no livro. Na Bíblia, ele é associado à inteireza, ao cumprimento e à perfeição (cf., Gn 2.2; Ex. 20.10; Lv. 14.7; At. 6.3). No apocalipse há sete igrejas e 7 espíritos (1.4), 7 chifres e candeeiros (1.12), 7 estrelas (1.16), 7 selos no livro (5.1), 7 chifres e 7 olhos do Cordeiro (5.6), 7 anjos e 7 trombetas (8.2), 7 trovões (10.3), 7 cabeças do dragão (12.3), 7 cabeças da besta (13.1), 7 taças de ouro (15.7). Portanto, convidamos a amada igreja a estudar o livro de Apocalipse e considerar, sobretudo o sentido da mensagem dirigida as estas igrejas e sua aplicação atual as nossas igrejas e vidas. Maranathá! Amém.

Afetuosamente, seu Pastor

PR. ANTONIO SÉRGIO