Home / Acontece / Textos e Reflexões

“FREQUENTAR A IGREJA: SINAL DE CONVERSÃO E COMPROMISSO COM DEUS E SEU REINO”

    ‘‘Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua delidade de geração em geração” (Salmos 100:4-5)

 

   A importância de frequentar a igreja é indiscutível, pois lemos acerca da igreja primitiva: “E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar” (Atos 2:46,7; 5.42). O texto acima e este de Atos mostra-nos a importância de nos reunirmos como povo de Deus, pois Deus é digno da nossa adoração. A Bíblia diz em Salmos 95:6-7: “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou. Ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas de sua mão”. Neste Salmos, Davi depois de destacar a nossa criação como razão para o louvor a Deus, acrescenta outro motivo de adoração, tema comum no Antigo e Novo Testamentos: Deus é o Pastor que cuida do seu rebanho!(Sal 23; João 10:11; 1 Pedro 5:4). Sim, amados somos o rebanho, a igreja chamada para adorar ao nosso criador e Senhor! Devemos nos reunir como igreja, no templo ou fora dele, para encontrar o Senhor e meditar sobre Jesus e seus ensinos maravilhosos. Jesus arma: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou no meio deles” (Mat. 18.20). Deus promete a Sua Presença mesmo que seja um grupo pequeno de crentes. Que benção! A Bíblia em Salmos 27:4, diz do amor de Davi pela casa de Deus: “Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.” Sim, meu amado, você precisa vir ao templo para juntos adorarmos ao Senhor, sobretudo, para fortalecer a sua fé e vida espiritual. É um imperativo da vida cristã frutífera! Nestes últimos dias, ainda é mais importante vir à igreja, pois conforme Hebreus 10:25, ensina: “Não devemos abandonar a nossa congregação, como é costume de alguns, antes, admoestar-mos uns aos outros; e tanto mais, quanto vemos que se aproxima aquele dia”. Hoje, muitos estão deixando suas congregações e unindo-se as de suas conveniências, independentemente da doutrina professada por este ou aquele grupo que, em regra, tem origem contrária as Escrituras. Muitos estão, assim, dando ouvidos aos “espíritos enganadores e a doutrina de demônios” (1 Tm 4.1; 2 Tm 3.1), conforme Jesus e os apóstolos profetizaram que aconteceria nos últimos dias (Mt. 24.12; Lc. 17.1; 2 Pd 2.1,2). Irmãos, pensemos nisto seriamente! Mas, o que deve nos motivar a estar na casa do Senhor senão a alegria por tão grande salvação? A Bíblia diz em Salmos 122:1, o seguinte: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor”. Pense nisto meu irmão, especialmente quando o cansaço do dia extenuante do trabalho e outras diculdades ou mesmo a acomodação baterem em seu coração, pois um dos sinais de que pertencemos ao Senhor e amamos ao seu reino é o nosso amor por sua igreja, pelos irmãos e por aprender mais do Senhor. Logo, precisamos vir à ao templo como igreja para ouvir e aprender do Senhor Jesus, nosso amado Salvador. Ele nos convida: “Vinde e aprendei de mim (...)” (cf., Mt. 11.28). Todos precisamos estar nos cultos de oração e doutrina (ebd), as quartas e domingos, bem como nos cultos nos lares. Há, também, o culto matutino de oração em nossa igreja. A Bíblia diz em Eclesiastes 5:1, “guarda o teu pé, quando fores à casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal”. Portanto, nos reunimos como igreja para adorarmos a Deus. Para sermos edicados na comunhão dos santos pela oração, cânticos, leitura e exposição das Escrituras (João 4:24,25; Ef 5.18-22). E assim, somos instados à reverência diante do Senhor. Em Habacuque 2:20, lemos: “Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra”. E, nalmente, ressaltamos o amor do Senhor Jesus pela casa do Pai, o templo, o povo de Deus. Jesus deu-nos um exemplo quando foi à comunidade dos santos de Deus (a sinagoga), conforme, lê-se em Lucas 4:16: “Chegando a Nazaré, onde fora criado; entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”. Em Atos 5.42, lemos: “E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo”. Destarte, o exemplo dos santos do antigo e novo testamentos, leva-nos a uma única conclusão: os santos de Deus, salvos por sua graça, amam a sua casa de oração e “reúnem-se para adorar ao Senhor na beleza de sua santidade, em espírito e em verdade.” (Sl 95.6,7; Atos 2.41,42). Amém.

Pr. Antonio Sérgio A. Costa

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.