Home / Acontece / Textos e Reflexões

A FAMÍLIA E A EVANGELIZAÇÃO DISCIPULADORA

“Alguns foram ter com ele, conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados” (Mc 2.3-5)

 

 

   afarnaum é conhecida como a cidade de Jesus: “a sua própria cidade”, conforme a expressão Cque encontramos em Mateus 9.1. Jesus estava de volta ali. Imagine, então, o alvoroço! Todos comentando sobre o retorno de Jesus. Muitos indo até a casa onde estava. Imagine a quantidade de pessoas que não gostariam de estar com o Mestre. Marcos faz questão de mencionar que havia uma multidão que já tinha se aproximado de Jesus. No meio de toda aquela movimentação, aparecem quatro homens conduzindo um paralítico até Jesus. De repente, um leito com aquele doente começa a baixar no lugar em que Jesus estava. Com toda certeza, essa operação não foi fácil! Mas, quando há fé e perseverança, o milagre acontece. Então diz o verso 5: “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão Perdoados”. Esse texto nos ilustra muito bem como vale a pena levar pessoas a Jesus. Nós não sabemos os nomes desses homens. No entanto, a fé deles marcou história. Eles foram instrumentos de bênção na vida daquele paralítico. Eles se envolveram com alguém que provavelmente estava à margem da sociedade. Um paralítico. Alguém que muitas vezes era acusado por causa da sua enfermidade. Alguém que não podia ajudar a si mesmo. Fico a imaginar como poderia ter sido a sua vida. Ele era totalmente incapaz de dirigir-se sozinho até Jesus. Era necessário que alguém o levasse. Encontramos muitas pessoas como aquele paralítico em nossa sociedade. Pessoas que não conseguem chegar sozinhas a Jesus. Quem são elas? Todas que estão longe da graça de Deus. O homem longe de Deus precisa da minha e da sua ajuda, da ajuda de nossas famílias. Ele é um paralítico espiritual. Precisamos ser como aqueles quatro homens. Nossas famílias precisam se envolver com pessoas que não têm condições de irem sozinhas a Jesus. Lutas e diculdades estarão diante de nós, mas devemos pedir a Deus as estratégias corretas. Que nossas famílias sejam instrumentos de Deus para abençoar outros que não conseguem se achegar a Jesus. E, para tanto, estamos empreendendo a Campanha da Centésima Ovelha, que objetiva alcançarmos nossos familiares para Cristo. Que Deus nos use diariamente para a sua glória! 

 Oremos

  1. Por famílias saudáveis que conduzem outras famílias até Jesus. 2. Pelo engajamento das nossas famílias na obra de evangelização. 3. Por sabedoria e estratégia correta de Deus para alcançarmos os perdidos. 4. Para que os obstáculos na evangelização não nos desanimem de perseverar. 5. Para que nossas famílias sejam instrumentos de Deus para abençoar outros. “Nossas famílias precisam se envolver com pessoas que não têm condições de irem sozinhas a Jesus”

  (JMN/Campanha 30 Dias de Oração pela Família)

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.