Mais Compreensão

Amados, quero concluir esta série dos ‘‘ainda mais’’ com este apelo, dando maior foco à compreensão mútua. Minha primeira palavra foi por mais união, depois falei sobre a necessidade de mais cooperação. Domingo passado meu apelo foi sobre a necessidade de mais oração e preguei a noite sobre mais unidade. Hoje, conclamo os amados a nos compreendermos mais uns aos outros. Compreensão é um substantivo derivado do verbo compreender; e compreender é o ato de conter em si, que significa incluir-se no outro para entender as suas intenções e os seus sentimentos.

O apóstolo Paulo deu uma interpretação extraordinária ao verdadeiro sentido desta palavra quando escreveu aos irmãos da igreja iniciante na cidade de Roma, dizendo: ‘‘Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram; sejam unânimes entre vocês mesmos, deixem o orgulho e estejam prontos para acompanhar os humildes’’ (Rom. 12:15 e 16). Amados irmãos da PIBV, como precisamos nos dedicar mais a isto! Quando não protagonizamos este estilo de vida pautado na compreensão, corremos o risco de descambar para o individualismo que é o antagônico. Aí começamos a desenvolver em nós o estilo de vida nocivo do egoísmo que destrói a unidade, afasta o amor comum, dispersa a humildade e inviabiliza a tão necessária cooperação, não só na igreja mas em todo e qualquer grupo social. Quando nos transportamos ‘‘para o outro’’ estamos vivenciando este princípio da compreensão e corroborando para a perfeita unidade de nossa querida Primeira Igreja Batista de Vitória.

PR. OZÉAS