Home / Acontece / Textos e Reflexões

A ALEGRIA DE GANHAR ALMAS! (I)

"Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende" (Lucas 15.7 a)   I terminologia que prero a primitiva - crescia de forma natural; e, crescia exponencialmente. Um fator importante a ser considerado na expansão dessa Igreja é que ela apresentava um Crescimento Integral, ou global. Ela crescia em todos os aspectos. De acordo com Orlando E. Costas, teólogo portoriquenho, o crescimento de uma igreja poderá ser medido por quatro dimensões que advêm de sua realidade como comunidade de fé. Essas dimensões determinam o crescimento Integral: a) crescimento orgânico; b) crescimento diaconal; c) crescimento conceitual; d) crescimento numérico. Os dados estatísticos de seu crescimento revela que o número de discípulos - depois chamados em Antioquia de cristãos -, aumentava diariamente, tendo a igreja do Senhor aumentado de maneira maravilhosa. Em cinqüenta anos, alguns estudiosos estimam que a igreja tenha alcançado mais de meio milhão de pessoas para Jesus Cristo, o Senhor. No m do segundo capítulo de Atos vemos que existe um arranjo literário muito interessante, pois tratase de um resumo informativo sobre a vida da Igreja. “Uma das características de Lucas é separar os vários incidentes da primeira parte de Atos por meio de pequenos parágrafos ou versículos que dão resumos da situação da igreja nas várias etapas do seu progresso. Esse fato ressaltado por Howard Marshall acontece claramente aqui, e é a primeira vez que acontece em referência ao livro de Atos, mas é um recurso literário de Lucas já conhecido e evidenciado no prólogo, quando se referiu ao Evangelho (At. 1.1-3). O grande valor desse resumo de Lucas é que podemos observar como a Igreja Primitiva mantinha-se el a exigências de Cristo ante a propagação da mensagem do evangelho e do crescimento numérico que a acompanhava’’. Observemos amados alguns dados do crescimento exponencial da Igreja antiga: -12 discípulos (Mateus 10.1-4 / Lucas 9.1); -70 discípulos (Lucas 10.1); -120 discípulos (Atos 1.15); -3.000 batizados (Atos 2.41); -5.000 convertidos (Atos 4.4) -O número continua crescendo ao ponto de perder a conta (Atos 5.14); -Mais crescimento inclusive conversão de sacerdotes (Atos 6.1 e 7); -Cristãos se espalham devido à perseguição (Atos 8.1 e 4) -Muitas Igrejas fundadas (Atos 9.31); -Aldeias inteiras tornam-se cristãs (Atos 9.35); -Gentios se convertem a Cristo (Atos 13.48,49); -Igrejas erguidas na Ásia menor e Turquia (Atos 14.1-28); -Igrejas fundadas na Europa (Atos 16.5 e 11,12; 17.4); -Milhares de judeus tornam-se cristãos (Atos 21.20). Diante de tal conhecimento, lembramos da armação de Jesus nas parábolas da Dracma, Ovelha e do Filho Pródigo : "Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende" (Lucas 15.7 a). Hoje, precisamos amara as pessoas e testemunhar de Jesus Cristo as mesmas, pois somente assim, poderão ser salvas pela graça de Deus. Que todos sintamos a mesma paixão de Jesus pelas ovelhas perdidas bem como a mesma alegria pelo seu reencontro e salvação pela graça de Deus. Nada de proselitismo! Nada de pescar em aquário! Que a nossa alegria seja ganhar almas para Jesus, o Senhor. Afetuosamente, seu pastor!

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.