Herdeiros da Reforma: Refletindo Sobre os Fundamentos da Reforma

A Reforma Protestante (1517), completa 500 anos no dia 31 de outubro. O grande nome da Reforma foi Martinho Lutero (1483-1546), embora houvesse outros, antes dele como, John Wycliff – Inglaterra 1328-1384 e John Hus – Boêmia 1369-1415, conhecidos como precursores da Reforma e depois deles, temos João Calvino – França 1509-1564 e Ulrico Zuínglio – Suíço 1484-1531. O dia 31 de outubro cou marcado porque foi quando Lutero axou suas 95 teses contra a venda de indulgências na porta da Catedral do Castelo Wittemberg (Alemanha). A igreja da época encontrava-se num estado de vergonha deplorável, mergulhada no pecado e superstições e distante das Escrituras e conseqüentemente do evangelho bíblico. E hoje como se encontra a igreja? Em alguns pontos bem melhor do que a igreja nos tempos de Lutero. Uma igreja mais participativa, alegre e dinâmica quanto ao lugar do povo. A igreja evangélica brasileira (mundial) é uma igreja multi-facetada. Atingida com todas as sortes de crendices e superstições, uma igreja mais DEFORMADA do que reformada. Um evangelho afastado das Escrituras, de Cristo, da Graça, da Fé salvadora e, portanto, um evangelho sem a Glória para Deus. Segue abaixo os cinco solas da Reforma, que nos ajudam a lembrar o que toda Igreja séria não pode se esquecer.

Sola Escriptura – somente a Escritura (2Tm.4.14-17 – Jo.5.39). Este Sola signica que a Escritura é suciente para assuntos de salvação e deve ser sempre a autoridade nal, e não losoas e tradições humanas ou decisões conciliares. A Bíblia, e somente ela, deve ser a regra de fé e prática do cristão. Este foi um dos grandes trunfos da Reforma, o resgate da Palavra de Deus.

Solus Christus (Jo.14.6). A fé deve ser centrada em Cristo somente. Cristo é o centro das Escrituras. Somente Cristo Salva, por isso Solus Christus. No tempo da Reforma à semelhança dos dias atuais, a teologia estava centrada no homem. Contudo, a Reforma proclama que: Somente Cristo pode nos conduzir a Deus. Sem Cristo não há salvação.

Sola Gratia – somente a graça (Ef.2.8-9). A Reforma enfatiza que o evangelho da graça de Deus era a boa notícia de que os pecadores podiam ser salvos por meio da obra salvadora de Cristo e, jamais por atos humanos. A nossa salvação não depende de nós, mas de Deus em Cristo; logo, é somente pela graça de Deus, por intermédio do Espírito Santo.

Sola Fide - Somente a Fé (Rm.1.16-17; Jd 3,4). Lutero, não somente descobriu na Bíblia que a salvação ocorre pela graça somente, mas que a forma ou método de recebe-la é a fé somente. A Reforma armou que a fé é uma questão de conança não na ecácia ou no ensino da Igreja, mas no poder de Deus que pode salvar plenamente os que se aproximam dele conando nos méritos de Cristo. Nossa salvação, justicação é somente pela graça por intermédio da fé somente sola de por causa de Cristo.

Soli Deo Glória – Glória somente a Deus (1Co.10.31). Como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos gloricá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. Se a Escritura é nossa única regra de fé e prática e nos foi dada por Deus, se Cristo é o único meio de salvação, se a graça é responsável por tudo o que temos e somos e se a fé, que é um dom de Deus, é o único instrumento para nos apropriarmos de tudo isso, então SOLI DEO GLÓRIA, glória somente a Deus.

Na estrutura bíblica da salvação levantada pela Reforma não há espaço para gloricação do homem. Toda a glória deve ser dada somente a Deus. Continuemos a ser Igreja Reformada sempre se Reformando. Soli Deo Gloria! Amem.

Síntese de um Texto do Rev. Luiz Carlos dos Santos