Herdeiros da Reforma: Refletindo Sobre os Fundamentos da Reforma
A Reforma Protestante (1517), completa 500 anos no dia 31 de outubro. O grande nome da Reforma foi Martinho Lutero (1483-1546), embora houvesse outros, antes dele como, John Wycliff – Inglaterra 1328-1384 e John Hus – Boêmia 1369-1415, conhecidos como precursores da Reforma e depois deles, temos João Calvino – França 1509-1564 e Ulrico Zuínglio – Suíço 1484-1531. O dia 31 de outubro cou marcado porque foi quando Lutero axou suas 95 teses contra a venda de indulgências na porta da Catedral do Castelo Wittemberg (Alemanha). A igreja da época encontrava-se num estado de vergonha deplorável, mergulhada no pecado e superstições e distante das Escrituras e conseqüentemente do evangelho bíblico. E hoje como se encontra a igreja? Em alguns pontos bem melhor do que a igreja nos tempos de Lutero. Uma igreja mais participativa, alegre e dinâmica quanto ao lugar do povo. A igreja evangélica brasileira (mundial) é uma igreja multi-facetada. Atingida com todas as sortes de crendices e superstições, uma igreja mais DEFORMADA do que reformada. Um evangelho afastado das Escrituras, de Cristo, da Graça, da Fé salvadora e, portanto, um evangelho sem a Glória para Deus. Segue abaixo os cinco solas da Reforma, que nos ajudam a lembrar o que toda Igreja séria não pode se esquecer.
Sola Escriptura – somente a Escritura (2Tm.4.14-17 – Jo.5.39). Este Sola signica que a Escritura é suciente para assuntos de salvação e deve ser sempre a autoridade nal, e não losoas e tradições humanas ou decisões conciliares. A Bíblia, e somente ela, deve ser a regra de fé e prática do cristão. Este foi um dos grandes trunfos da Reforma, o resgate da Palavra de Deus.
Solus Christus (Jo.14.6). A fé deve ser centrada em Cristo somente. Cristo é o centro das Escrituras. Somente Cristo Salva, por isso Solus Christus. No tempo da Reforma à semelhança dos dias atuais, a teologia estava centrada no homem. Contudo, a Reforma proclama que: Somente Cristo pode nos conduzir a Deus. Sem Cristo não há salvação.
Sola Gratia – somente a graça (Ef.2.8-9). A Reforma enfatiza que o evangelho da graça de Deus era a boa notícia de que os pecadores podiam ser salvos por meio da obra salvadora de Cristo e, jamais por atos humanos. A nossa salvação não depende de nós, mas de Deus em Cristo; logo, é somente pela graça de Deus, por intermédio do Espírito Santo.
Sola Fide - Somente a Fé (Rm.1.16-17; Jd 3,4). Lutero, não somente descobriu na Bíblia que a salvação ocorre pela graça somente, mas que a forma ou método de recebe-la é a fé somente. A Reforma armou que a fé é uma questão de conança não na ecácia ou no ensino da Igreja, mas no poder de Deus que pode salvar plenamente os que se aproximam dele conando nos méritos de Cristo. Nossa salvação, justicação é somente pela graça por intermédio da fé somente sola de por causa de Cristo.
Soli Deo Glória – Glória somente a Deus (1Co.10.31). Como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos gloricá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. Se a Escritura é nossa única regra de fé e prática e nos foi dada por Deus, se Cristo é o único meio de salvação, se a graça é responsável por tudo o que temos e somos e se a fé, que é um dom de Deus, é o único instrumento para nos apropriarmos de tudo isso, então SOLI DEO GLÓRIA, glória somente a Deus.
Na estrutura bíblica da salvação levantada pela Reforma não há espaço para gloricação do homem. Toda a glória deve ser dada somente a Deus. Continuemos a ser Igreja Reformada sempre se Reformando. Soli Deo Gloria! Amem.
Síntese de um Texto do Rev. Luiz Carlos dos Santos