‘‘Sola Escriptura”

No dia 31 de outubro, comemoramos os 500 anos da Reforma Protestante e, como sabemos, Martinho Lutero (1483-1546) foi o grande nome da Reforma. Foi em Wittemberg, um vilarejo alemão, onde nasceram as ideias que provocaram a maior divisão da história do Cristianismo. Ele uniu-se a outros pensadores da Europa e denunciaram os absurdos que vinham sendo cometidos pela Igreja Católica, ou melhor, a venda de indulgência. Lutero traduziu a Bíblia para o Alemão e conseguiu acabar com as missas em latim para que as pessoas pudessem entender o que os religiosos diziam. Ele acreditava piamente nas palavras do apóstolo Paulo quando nos arma que a salvação é pela graça mediante a fé, (Ef. 2:8). Os religiosos concediam perdão divino em troca de dinheiro ou bens dos eis. Segundo a Igreja, assim que a moeda caía nos cofres, a alma saia voando pelo purgatório. Foi ele quem desaou a Igreja Católica num tempo de trevas em que ela tinha uma força poderosa na vida cotidiana. O doutor Lutero, assim como era conhecido por causa de sua formação acadêmica, pregou na porta da entrada da igreja do castelo de Wittemberg seu grande manifesto, um documento com 95 teses profundamente críticas à venda de indulgência. Por causa disso, foi perseguido e precisou passar um ano escondido num castelo.

Só para se ter uma ideia, em 1633 o cientista, astrônomo, matemático e físico Galileu Galilei foi acusado de contradizer a Igreja Católica e foi levado a julgamento e enfrentou o tribunal do Santo Ofício. Foi condenado à morte. Teve que abjurar suas teses sob pena de ser queimado como herege, mas por ser amigo do Papa pegou prisão perpétua, só porque defendeu a tese do sistema heliocêntrico de Copérnico, isto é, o sol é o centro do universo. A Igreja cria no sistema geocêntrico de Ptolomeu segundo o qual a terra era o centro de tudo.

Os reformadores queriam acima de tudo Sola Escriptura, isto é, somente a escritura inerrante e infalível deve ser a regra de fé e prática do cristão e não as vãs losoas e tradições humanas. O próprio Jesus armou: “Examinai as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna e são elas que testicam de mim” (Jo 5:39).

Finalmente, louvemos a Deus, irmãos, pela vida dos reformadores que de forma ousada e destemida sob a direção do Espírito Santo mudaram o rumo da história do Cristianismo. Ao único Deus, imortal e sempiterno, sejam glórias e majestade hoje e sempre, amém.

JOANES ALVES DE LIMA