Home / Acontece / Textos e Reflexões

"Bem Vestidos" | (Texto transcrito do Livro: Ecos de Lourenço)

‘‘Fez o Senhor Deus vestimentas de peles para Adão e sua mulher, e os vestiu’’. (Gênesis 3.21)

     As vestes ocuparam um lugar de certa importância na vida das pessoas que vivem em sociedade. A indústria de roupa é poderosíssima e produz uma considerável sangria no orçamento familiar.

     Algumas razões nos fazem crer que as vestes devem merecer a nossa atenção, porém uma só bastaria: a vestimenta é uma criação de Deus.

     Nas Igrejas, esse tema tem ocupado lugar de destaque, produzindo até certa celeuma e muito mal-estar.

     Consideremos algumas questões fundamentais que esse tema suscita: Deus, que instituiu a vestimenta, deve ter seus propósitos a atingir e normas a serem seguidas. A vestimenta atende a várias nalidades:

       a) As vestes têm a ver com o pudor. Este sentimento leva a pessoa a utilizar uma roupa que não agrida a decência (Agredir a decência é chamar a atenção dos outros para certas partes do seu corpo, que a maioria do público espera que, em pessoas decentes, estejam cobertas).

       b) As vestes têm a ver com o conforto físico. Na escolha de uma vestimenta, o clima e a atividade que se vai exercer devem ser levados em consideração.

       c) As vestes devem levar em conta a estética.A estética é uma exigência da natureza humana e está presente em todas as ramicações de nossa vida. A casa, o carro, os móveis, queremos que neles haja beleza. A idade da pessoa, o seu tipo físico e psicológico devem ser considerados.

       d) As vestes devem ser escolhidas com bom senso. A ocasião é fator determinante. O ambiente também.

       e) As vestes devem manter uma relação com o nível econômico e social da pessoa. O espírito de ostentação pode conduzir-nos ao ridículo. É o oposto da elegância aliada à modéstia.

     Todos nós cremos que a vestimenta fala muito de cada pessoa. Diz do seu bom senso, de sua sensibilidade estética, do seu respeito ao ambiente, do seu nível social e também do seu nível moral. A forma como nos vestimos revela muito do nosso interior. Como exemplo, lembremos as vestimentas usadas pelos hippies. Eram uma expressão de protesto de um coração revoltado.    Irmãos e Irmãs, Deus espera que nós O gloriquemos através da nossa maneira de vestir. ‘‘Quer bebais, quer comais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus’’(1 Co 10.31)

PR. HÉLIO LOURENÇO DA SILVA

Ver todos os textos e reflexões.