‘‘A Bíblia e Como Chegou Até o Povo De Deus”

"Seca-se a erva, e murcha a or; mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” (Isaías 40:8)."

No dia 10 de dezembro, celebramos o dia da Bíblia, a palavra de Deus (Salmos 119.1 SS). Hoje temos bíblias em nosso HPaís de todo tipo e para todos os “gostos”. Para muitos - que não conhecem a história, a luta e o preço que muitos servos de Deus pagaram -, quase nada signica. Uma pena! Um dos mais belos testemunhos do amor e do alto preço pago para que o povo pudesse conhecer e ler a bíblia sua língua é de William Tydale. Condenado pelo decreto do Imperador, na Assembleia de Augsburg, a data de sua execução foi estabelecida para 6 de outubro. O tempo da partida de Tyndale havia chegado. O historiador Foxe nos transporta até essa cena sombria:

“Trazido para o local da execução, ele foi atado à estaca, estrangulado por um carrasco e depois consumido pelo fogo, na cidadezinha de Vilvorde em 1536 d.C., gritando na estaca, em alta voz com fervorosa preocupação: "Senhor, abre os olhos do Rei da Inglaterra!” Quando o el Tyndale estava terminando a obra de sua vida, com uma última e incompreensível oração pela iluminação do rei, ele não podia imaginar que a resposta do céu já estava a caminho”. McClure relata o miraculoso testemunho de que: O que foi mais estranho em tudo isso e inexplicável para aqueles dias é que na hora exata em que Tyndale, por obtenção dos eclesiásticos ingleses e pelo tácito consentimento do rei inglês, foi queimado em Vilvorde, uma edição paginada de sua tradução era impressa em Londres, com o seu nome na página titular e por Thomas Berthlet, com a própria patente de impressão do rei. Essa foi a primeira cópia das Escrituras impressa em solo inglês”.

Outro notável exemplo é o do reformador Inglês John Wycliffe, que nasceu por volta de 1330 em Lutterworth, no condado de Yorkshire, na Inglaterra. Morreu ali em 1384 como pastor, depois de ter sido afastado da Universidade de Oxford pelos seus colegas e pelos líderes eclesiásticos. Foi professor da Universidade de Oxford, teólogo e reformador religioso inglês, considerado precursor das reformas religiosas que sacudiram a Europa nos séculos XV e XVI. Trabalhou na primeira tradução da Bíblia para o idioma inglês, que cou conhecida como a Bíblia de Wycliffe. Foi perseguido por seu amor e dedicação a causa da tradução das Escrituras. Doze anos depois de sua morte, notem o que aconteceu:

A inuência dos escritos de J. Wycliffe foi muito grande em outros movimentos reformistas, em particular sobre o da Boêmia, liderado por Jan Huss e Jerônimo de Praga. Para frear tais movimentos, a Igreja convocou o Concílio de Constança (1414 – 1418). Um decreto deste Concílio (expedido em 4 de maio de 1415) declarou Wycliffe como herético, recomendou que todos os seus escritos fossem queimados e ordenou que seus restos mortais fossem exumados e queimados, o que foi cumprido 12 anos mais tarde pelo Papa Martinho V. Suas cinzas foram jogadas no rio Swift, que banha Lutterworth. Que alto preço este servo do Senhor pagou. E nós, que temos as Escrituras e podemos ler livremente, que preço estamos dispostos a pagar diante do Senhor para sermos es a sua Palavra? A minha oração é que Deus nos ajude a sermos servos eis, comprometidos com a sua santa Palavra em nosso viver diário (Jo 5.39; 2 Tm 3.16,17). Amém.