Home / Acontece / Textos e Reflexões

"Natal, o Que Significa?”

     É Deus vindo ao nosso encontro através de seu lho, Jesus, o messias de Israel (Lucas É 2.11). O natal, também não se confunde com festas, luzes, e, muito menos com todos os artigos comerciais - velas, cartões, presentes, arvores, personagens míticos, e outros. Natal é Deus vindo ao encontro dos homens para lhes abençoar com a salvação eterna, conforme lê-se em Isaias, “Pois sabei que o Eterno, o Senhor, ele mesmo vos dará um sinal: Eis que a virgem cará grávida e dará à luz um lho, e o Nome dele será Emanuel, Deus Conosco!” (Is 7.14), bem como nos evangelhos canônicos, por exemplo, Lucas 2.8-15: “Ora, havia naquela mesma comarca pastores que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, Paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber”. Amém.

     Em síntese, o verdadeiro sentido do Natal é Deus em Cristo vindo ao encontro dos homens. Assim, o natal se constitui num chamado a adoração reverente ao Deus eterno que se fez homem para salvar os homens. É assombroso pensar que o Eterno se tornou homem e, que fez isto para nos salvar através de Jesus, o Messias de Israel. Pois, segundo João: “O Verbo deixou a sua glória e se fez carne e habitou entre nós” (João 1.1-3; 14). Dessarte, juntemo-nos aos anjos em adoração ao menino Deus, com grande alegria: “Ele, então, o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; pois já os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel” (Lucas 2:28-32). Que neste natal lembremo-nos de orar pelo mundo, especialmente por Israel – a nação eleita pelo Senhor Deus -, para quer reconheça e confesse a Jesus, o Messias (Is 7.14; Mt 1.21;23). Portanto, amados, façamos deste natal um tempo de regozijo, orações, ações de misericórdia para com nosso semelhante, sobretudo de adoração e testemunho do amor de Deus. Amem.

Afetuosamente, seu pastor.

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.