‘‘Os Cânticos de Natal e Sua Relevância Para Igreja do Senhor Jesus”

Jesus Cristo fez do cristianismo “a religião do cântico e da música”. É por isso que nós cantamos no JNatal; e, também, na Páscoa e no ano inteiro. É singular adorar a Deus com cânticos, pois o Senhor é digno (Salmos 1.1-150.1 ss).
     Os Cânticos do Natal. Se o Natal é a festa do cântico e da música, por que, o que e como nós devemos cantar? Lucas, o historiador inspirado por Deus (Lc 1.1-4), deixou registrado para a Igreja de Cristo os cinco primeiros cânticos do Natal. Eles, além de nos ensinarem como cantar, informam-nos sobre o conteúdo da fé dos primitivos cristãos cantores e a alegria dos seus corações encantados pelo nascimento de Jesus. Neste mês de dezembro, quando celebramos o Natal, o meu desejo é continuar reetindo sobre “Cânticos do Natal”, visando enxergar a beleza e apreender as lições destas canções inspiradas pelo Espírito. Já consideramos o cântico de Simeão “Nunc Dimits” (Lc 2.29-32). Os cinco cânticos do Natal no Evangelho de Lucas são os seguintes:
      1. “Beatitude”: O Cântico de Isabel (Lc 1.42)
      2. “Magnicat”: O Cântico de Maria (Lc 1.46-55)
      3. “Benedictus”: O Cântico de Zacarias (Lc 1.68-79)
      4. “Gloria in Excelsis Deo”: O Cântico dos Anjos (Lc 2.14)
      5. “Nunc Dimits”: O Cântico de Simeão (Lc 2.29-32)
     Por que os títulos em latim? Os nomes dos cânticos foram retirados da primeira palavra ou das primeiras palavras do cântico correspondente na tradução da bíblia “Vulgata Latina”.
      1. Isabel diz: “Beatitude”: Bem-aventurada, bendita, feliz.
      2. Maria diz: “Magnicat”: Magnica, engrandece, exalta.
      3. Zacarias diz: “Benedictus”: Bendito, louvado.
      4. Anjos dizem: “Gloria in Excelsis Deo”: Glória a Deus nas alturas.
      5. Simeão diz: “Nunc Dimits”: Agora despeça [em paz o teu servo].
     Por meio destes cânticos, o evangelista colocou a igreja diante de sua história de fé, louvor e adoração a Deus Eterno que se fez homem para reconciliar o homem consigo mesmo através de seu Filho amado, Jesus Cristo, o Senhor (Lc 2.11). Lucas registra-o para nosso crescimento espiritual e, por meio dele ressalta a singularidade da encarnação do Verbo Eterno. Amem. Feliz natal!

Afetuosamente, Pr. Antonio Sérgio e família.