" Santa Ceia do Senhor Jesus Cristo"

“Porventura, o cálice da bênção que abençoamos, não é a COMUNHÃO do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a COMUNHÃO o do corpo de Cristo?” (1 Coríntios 10.16)

Em Cristo o que era sombra, agora cumpriu-se de forma plena e cabal e, por esta razão a antiga aliança cumpriu-se de forma denitiva em Jesus Cristo, o Senhor. A judaização da fé cristã nos dias atuais faria o apóstolo Paulo corar, pois é tão gritante que em certas comunidades não sabemos se estamos num culto cristão ou judaico. Em seus dias Paulo escreveu uma carta (Gálatas) para impedir que a Igreja nascente se tornasse uma seita judaica. Hoje, o que vejo nas igrejas cristãs? Exatamente isto, ou seja, um retorno aos rudimentos antigos e já superados no Calvário. Logo, não celebramos mais a PÁSCOA (NOS TERMOS E MOLDES JUDAICOS, POIS ELA APONTAVA PARA A PÁSCOA DEFINITIVA EM CRISTO, O MESSIAS REJEITADO POR ISRAEL, CUMPRIDA), MAS A CEIA DO SENHOR (cf., Mt.26.26ss).

Jesus Cristo se tornou a nossa páscoa e na noite em que foi traído ele instituiu A CEIA! Note o recorte denitivo que O Senhor fez entre a antiga dispensação e o estabelecimento da NOVA ALIANÇA (cf., Lucas 22.14 a 21). E, assim, o Senhor ordenou aos seus discípulos e estes depois a Igreja, conforme Lucas 22.19: "Fazei isso em MEMÓRIA DE MIM". Que benção é poder celebrar a nossa libertação do cativeiro do pecado, a nossa REDENÇÃO eterna pelo sacrifício do CORDEIRO DE DEUS que tira o pecado do mundo. Desse modo, tem razão Paulo, quando arma pelo Espírito do Senhor: “Porventura, o cálice da bênção que abençoamos, não é a COMUNHÃO do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a COMUNHÃO o do corpo de Cristo?” (I Coríntios 10.16). Sim, e por isso mesmo escreveu orientando a igreja em Corinto no que tange a celebração da CEIA DO SENHOR (cf., 1 Co 11.23-29). É que em Corinto, os crentes estavam pervertendo o sentido da comunhão que a mesma ensina.

Para os Batistas, “A CEIA DO SENHOR É UM MEMORIAL” (gr. ANAMNESIS). Sempre pergunto a igreja por ocasião da Celebração da Ceia do Senhor: EM MEMÓRIA DE QUÊ? Da morte de Jesus Cristo que por amor se entregou em nosso lugar na cruz do Calvário; e, também, da comunhão, do amor e da bendita esperança, pois aguardamos a vinda do SENHOR. Que ao participarmos da Ceia do Senhor lembremos de todas estas bênçãos que recebemos do nosso Deus. Amem.