Home / Acontece / Textos e Reflexões

Alguns Fatos Mínimos

     No livro “Deus não está morto 2” de Rice Broocks, lemos uma história Ninteressante de um jovem aluno de Doutorado na Universidade do Estado de Michigan, Gary Habermas que estava perdendo a sua fé. Esse jovem sentia-se tão angustiado e abalado que pensou em se tornar budista. Mas lendo na Bíblia o que Paulo disse aos crentes de Corinto “Se Cristo não ressuscitou dos mortos, então o cristianismo é falso e inútil a fé que vocês têm” (I Cor 15: 17). A partir dessa leitura, Gary concluiu que se pudesse ter conança no fato de que Cristo realmente ressuscitou dos mortos, esse conhecimento salvaria a sua fé. Dessa forma, ele propôs ao seu comitê de Doutorado escrever sobre a ressurreição de Jesus. A banca examinadora era composta por um erudito judeu, um agnóstico e dois outros que não acreditavam na Bíblia como sendo a palavra inspirada por Deus. Como se vê, uma missão difícil para Gary convencer essa banca examinadora.

     Ao passo que pesquisava as evidências históricas da ressurreição de Jesus, o jovem reuniu os fatos que a maioria dos historiadores aceitaria, independentemente de serem ateus, agnósticos ou cristãos. A esse método de abordagem, ele chamou de “fatos mínimos.” Por falta de espaço, veremos apenas um fato mínimo, isto é, Jesus morreu crucicado. Depois apresentaremos outros fatos pesquisados por Habermas que sustentaram sua tese.

     O primeiro fato mínimo que Gary apresentou é que Jesus morreu crucicado. Logo a cruz é o símbolo da fé cristã e quase dois bilhões de pessoas acreditam que a morte de Jesus numa cruz tem algo a ver com o perdão de seus pecados por Deus. Para tal comprovação, ele nos mostra uma primeira fonte judaica de maior credibilidade, Flávio Josefo, um historiador judeu, contratado pelos romanos e escreveu durante o tempo de Cristo. Ele registrou: “Quando Pilatos, ao ouvir que era acusado por homens da mais alta posição entre nós, condenou-o a ser crucicado...”

     Mas graças a Deus que cremos que Jesus foi crucicado e ressuscitou no terceiro dia para a glória de Deus pai. Que ele nos abençoe. Amém.

JOANES ALVES DE LIMA

Ver todos os textos e reflexões.