Home / Acontece / Textos e Reflexões

Alguns Fatos Mínimos - II

     Na reflexão passada, vimos a crucificação de Cristo como sendo o Nprimeiro fato mínimo da ressurreição de Jesus, segundo Gary Habermas. Para tal assertiva, ele nos deu fontes históricas. A fonte judaica mais famosa é a de Flávio Josefo, um historiador judeu que escreveu no tempo de Jesus e relatou que ele foi condenado à morte de cruz por Pilatos. Uma segunda fonte apresentada é Tácito, considerado o maior historiador romano. Em sua obra Anais ele assim escreve: “Christus, de cujo nome vem sua origem, sofreu a penalidade extrema durante o reinado de Tibério nas mãos de um dos nossos procuradores, Pôncio Pilatos”. Por último, ele apresenta outra fonte romana, o historiador Luciano, do segundo século que relatou: “Os cristãos, vocês sabem, adoram um homem até o dia de hoje, o personagem distinto que introduziu os novos ritos deles, e foi crucificado por esse motivo”.

     Outro fato de suma importância é que após a crucificação o seu túmulo foi encontrado vazio por um grupo de mulheres. Todos os quatro evangelhos relatam que as primeiras testemunhas oculares foram mulheres. Segundo o autor, esse fato é significativo já que o testemunho de mulheres geralmente era descartado nos tribunais. Sendo assim, nenhum autor do primeiro século jamais inventaria essa história.

     Por outro lado, os céticos afirmam que Jesus não teria recebido um sepultamento adequado, ou que os romanos teriam jogado seu corpo para animais selvagens. Contudo, os quatro evangelhos nos afirmam que o corpo de Jesus foi solicitado a Pilatos por José de Arimateia que o colocou em seu túmulo. E Paulo, por fim, nos afirma: “E que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, e que foi visto por Cefas e depois pelos doze. Depois foi visto por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte e por derradeiro de todos apareceu a mim como um abortivo “(I Cor. 15: 3-8). Que o nosso Deus nos abençoe em Cristo Jesus, amém

JOANES ALVES DE LIMA

Ver todos os textos e reflexões.