Gentileza: O testemunho pouco apreciado na vida cristã e no ministério pastoral

Gentileza é um dos mais poderosos testemunhos de Jesus para o mundo que nos rodeia. No entanto, é uma mercadoria rara tanto na vida dos cristãos em geral como dos líderes das igrejas do Senhor. Gentileza, substantivo feminino que, literalmente quer dizer: “Característica ou particularidade de gentil. Comportamento distinto; em que há nobreza e/ou elegância: a gentileza é uma qualidade em extinção”. Infelizmente! Contudo, os que são de Jesus Cristo, precisam aprender dele, pois ele é em todo o tempo “manso e humilde de coração” (Mt. 11.29). Sim, amados, "Jesus é manso e humilde de Coração" (Mt 11,29). Que benção!

Conforme C. Lubich: “A pregação de Jesus tem início com o sermão da montanha. Numa colina próxima de Cafarnaum, às margens do lago de Tiberíades, sentado, como era costume entre os mestres, Jesus anuncia às multidões o homem das bem-aventuranças. No Antigo Testamento, frequentemente se usava a palavra “bemaventurado”, “feliz”, para exaltar a pessoa que cumpria, dos modos mais variados, a Palavra do Senhor. Nas bemaventuranças que Jesus anunciava, ressoavam, em parte, aquelas que os discípulos já conheciam; no entanto, pela primeira vez, eles ouviam dizer que os puros de coração não só eram dignos de subir ao monte do Senhor, como cantava o Salmo (cf. Sl 24[23],3-4), mas também podiam até mesmo ver a Deus”. Algo inimaginável para os Judeus! O cristão é desafiado por Jesus a ser “manso, humilde e puro de coração”. Que tremendo desafio!

Jesus é, por natureza, “manso e humilde”. Logo, na vida cristã nada pode ser mais destrutivo que a soberba, pois esta compromete toda e qualquer boa ação, impede o agir de Deus; e, também, afasta-nos de Deus e dos outros, além de impedir que as nossas orações cheguem a Deus. Ora, Se a oração do soberbo não chega ao coração de Deus, a oração dos humildes abre o coração dele. O Senhor ama e abençoa os humildes de coração, aos quais qualifica como bem aventurados, pois verão a Deus (Mt. 5.). Nós precisamos ser humildes e mansos de coração. Precisamos ter um projeto de vida para podermos desenvolvermos essas virtudes raras no mundo. Não podemos viver de retiro em retiro, mas ter propósitos de mudanças para o melhor em nossas vidas.

Mansidão não é uma fuga covarde da realidade, muito pelo contrário. O apóstolo Paulo considerava-a como uma das armas mais poderosas na vida cristã e no ministério pastoral. O quanto Paulo valorizava a gentileza?

Ao falar com os arrogantes: "... O que vocês preferem? Quer que eu vá até vocês com um chicote, ou com amor e com um espírito manso? ... " (1 Co 4:21). Ao lidar com a disciplina na igreja: "... Aqueles que são espirituais, deverão restaurá-lo suavemente ..." (Gálatas 6:1). Com relação à conduta e à comunicação: "... Deixe seu espírito manso conhecido todos os homens O Senhor está perto ...." (Filipenses 4:5). No que diz respeito a pessoas de fora: "... e para mostrar verdadeira mansidão para com todos ..." (Tito 3:2). Com relação ao nosso chamado no ministério: "... com toda a humildade e gentil ..." (Efésios 4:2)

Portanto, como cristãos, sobretudo, como pastores e líderes de ministério, seja em nossa disciplina na igreja, em nosso chamado, na nossa comunicação, e em nossa conduta, a gentileza deve ser evidente para todos. Amém. (Adaptado Jay Bauman)