Home / Acontece / Textos e Reflexões

"A Fé é Decisiva na Vida"

Hebreus 11.1-3; 6; I Pd 1.7

     Fé (do  fide) é a adesão de forma  a uma  que a pessoa passa a Latim incondicional hipótese considerar como sendo uma   sem qualquer tipo de  ou critério  de verdade prova objetivo verificação confiança , pela absoluta  que se deposita nesta ideia ou fonte de transmissão. A  acompanha absoluta abstinência de  pelo  inerente à natureza fé dúvida antagonismo destes fenômenos psicológicos e da  conceitual. Ou seja, lógica é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo! A expressão se relaciona  com os  , semanticamente verbos crer acreditar, confiar e apostar, embora estes três últimos não necessariamente exprimam o sentimento de fé, posto que podem embutir dúvida parcial como reconhecimento de um possível engano. A relação da fé com os outros verbos, consiste em nutrir um sentimento de , ou até mesmo , por uma  a qual se acredita, ou afeição amor hipótese confia, ou aposta ser . A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada verdade a questões emocionais (tais como reconforto em momentos de aflição desprovidos de sinais de futura melhora, relacionando-se com ) e a motivos considerados esperança moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida.

     Na Bíblia palavra "fé" transmite a ideia de confiança, Bíblia fidúcia, firme persuasão. A fé é "o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem" (Hebreus 11:1), é a convicção de algo Hebreus 11:1 subjacente a condições visíveis e que garante uma posse futura, sendo a base de  para se ter convicção esperança a respeito de realidades não vistas. Segundo Romanos 10:17 aprendizado Bíblia.

     FÉ nas palavras do Catecismo de Westminster: "Fé em Jesus Cristo é a  da graça salvação, por meio da qual nós recebemos e sobre ele repousamos para a salvação, como ele é ofertado para nós no ". O objeto da fé salvadora é toda a  evangelho revelação da palavra de Deus. O ato especial de fé que une a Cristo tem, como seu objeto, a pessoa e o trabalho do Senhor Jesus Cristo. Esse é o ato específico de fé de que um pecador é justificado perante Deus. Amém. (Fonte: Wikipedia).

     A FÉ não se confunde com as obras; são complementares. Na verdade, a fé demonstrase pelas obras não para a salvação, mas, como evidência desta. Assim, em Tiago 2.19, lemos: “ Crês, tu, na existência de um só Deus? Fazes bem! Até mesmo os demônios crêm e tremem! Portanto, se uma pessoa acredita, confia ou aposta em algo, não “ significa necessariamente que ela tenha fé. como uma A teologia católica define a fé adesão da inteligência à verdade revelada por Jesus Cristo, conservada e transmitida aos homens pelo Magistério da Igreja”.  Amados em termos cristãos tudo depende da fé, pois “sem fé é impossível agradar aq Deus” (Hb 11.6). A FÉ em termos práticos, mostra-se decisiva quando provada, pois diz Pedro: “A prova da vossa Fé” (1 Pd. 1.7).

     Logo, afirmo convicto: a fé nunca agiganta-se tanto como quando provada; nunca a fé revela-se plena, firme e segura "como a âncora da alma" (Hb 6.18,19), tanto quando desafiada, estada e posta a prova; a fé nunca se fortalece tanto como de pois de confrontada, desafiada e provada na fornalha das aflições é aprovada pelo Senhor Jesus. Temos este tipo de fé amados do Senhor? Destarte, Deus nos chama para que andemos “olhando para Jesus o autor e o consumador da fé” (Hb 12.2). Amém.

Afetuosamente, seu pastor¨, AS.

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.