Descobrindo os Dons Espirituais

Como sabemos, dons espirituais são habilidades especiais dadas aos crentes para o ministério e serviço. É Deus a fonte divina detodos os dons. “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pe. 4:10). É bom frisar que esses dons espirituais não são dadossomente a algumas pessoas. Cada cristão recebe pelo menos um dom. Dessa forma, todos os dons espirituais devem ser utilizados no serviço cristão para servir aos outros e não a si mesmo. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vista ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo.” (Ef. 4: 11,12).

Não se deve confundir “dons espirituais” manifestações exclusivas do Espírito Santo dadas aos cristãos com “talentos naturais” que também são dados por Deus. Por outro lado, os dons espirituais não dependem de código genético, não são hereditários e sua função é servir aos outros. Portanto, vejamos o que Paulo escreveu aos coríntios: “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade no serviço, mas o Senhor é o mesmo. Porque a um é dada mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um individualmente”. (1 Cor. 12: 1,4,5,8,9,10,11).

Por fim, parece que um dos maiores desafios para alguns crentes hoje é descobrir e usar seus dons espirituais. Veja o que você mais gosta de fazer na igreja e todos o elogiam. Quem sabe que esse não é o seu dom! Sendo assim, cada cristão deve descobrir, desenvolver e usar seus dons no serviço para a edificação da igreja. Que Deus nos abençoe em Cristo Jesus. Amém.

JOANES ALVES DE LIMA