Espiritualidae e Responsabilidade Social

O tema do Congresso dos Jovens da nossa Igreja além de relevante, é, também, desafiador para todo o povo de Deus. Os Evangelhos ressaltam estes aspectos fundamentais da vida cristã. Quanto a espiritualidade, João afirma: “Deus procura adoradores (Jo 4.24,25). A igreja existe para adorar e proclamar o Deus vivo e verdadeiro. Paulo exorta a Timóteo: “Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1 Tm 3,15). O corpo de Cristo, a igreja comprada com o sangue do Cordeiro, além ser a guardiã da mensagem da salvação, também tem a responsabilidade de conduzir os homens a Cristo e, para tanto dever pregar o Evangelho da redenção. Cristo é o caminho para Deus e por meio do qual adoramos ao Pai.  Os textos abaixo enfatizam o tema e a importância da espiritualidade bíblica:

. Jeremias 18:4 – “Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer”.

. Ezequiel 22:14 – “Estará firme o teu coração? Estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu tratarei contigo? Eu, o SENHOR, o disse e o farei”. · Efésios 4.15-16 – “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função”.

· Mateus 7:24 – “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha.”

Mas, como vivenciar esta espiritualidade e responsabilidade social diante de Deus?

De forma simples: andando com Deus, conforme as Escrituras enfatizam. Tem razão o pensador cristão quando diz: “Em toda a narrativa bíblica notamos a presença de homens que temeram a Deus e que desenvolveram uma espiritualidade a partir de um profundo relacionamento com Deus. Essa espiritualidade bíblica diz respeito a uma clara compreensão daquilo que somos e da Pessoa de Deus com quem nos relacionamos. Temor, reverência, devoção, adoração, confiança e profundo desprendimento são características fundamentais para que Deus seja honrado pelo que é e para que haja um aprofundamento nesta espiritualidade que pretendemos desenvolver com Ele”.

No que tange ao campo social, exorta-nos: “... fazei o bem a todos!” (). Este tema ocupou a mente e o coração dos cristãos da igreja antiga, cujo exemplo maior é Jesus, visto como misericordioso, pois “passou pelo mundo fazendo o bem a todos os homens” (atos 10.38). Os apóstolos colocaram a misericórdia, a beneficência – um dom espiritual e um fruto do Espírito-,no centro da missão cristã (Rm 12,8; Gl 5.22). Logo, todo cristão é exortado a fazer o bem, sobretudo, aos irmãos na fé (Gl 6.9-10). A solidariedade deve ser real, não meras palavras, indo além das meras palavras, manifestando-se em ações concretas (Tg 2.15,16; 1 Jo 3.17,18). A instituição do ministério diaconal testifica sobre a importância desse aspecto da vida cristã. Portanto, amados sejam as nossas vidas um reflexo deste caminhar com Deus, ou seja, desta profunda comunhão com o Pai. Que possamos consagrar as nossas vidas a Deus, servindo ao nosso semelhante, pois isto agrada a Deus. Amém. Afetuosamente, Pr. AS