Os desafios da família cristã na pós-modernidade

Vivemos um momento delicado no âmbito familiar. Atravessamos uma crise moral que tem destruído os alicerces da sociedade e solapado os princípios e valores familiares. Em pleno século XXI, assistimos o Estado agindo contra a família que deveria proteger. Assim, as famílias estão sendo destruídas através do desrespeito e, principalmente, em face do afastamento de Deus. Entretanto, temos esperanças em Deus! Contudo, cremos que ainda é possível fazer algo para preservar as famílias em tempos de crise. A instituição familiar é a grande estratégia de Deus para o fortalecimento e crescimento da Igreja de Cristo e para o equilíbrio da sociedade. É no ambiente familiar que o ser humano é formado e, também, onde os princípios e valores são inculcados em sua vida pessoal e social (Salmos 127; 128). Destarte, à luz das Escrituras: “O casamento cristão deve ser realizado no Senhor, e dever ser único, monogâmico, heterossexual e indissolúvel, ou seja, para toda a vida”. Evite os males decorrentes do casamento misto (2 Cor. 6.14), buscando do Senhor seu cônjuge. O divórcio afronta a Deus e, por isso, diz a Bíblia que Deus o ODEIA (Mal 2.1 ss)! Oremos por nossas vidas, famílias e ministérios na Igreja de Cristo.

Dessa forma, a Igreja de Cristo deva cuidar das famílias, restaurando a imagem destruída pelas muitas investidas do inimigo. Os “novos” valores, na verdade “velhos” valores que a sociedade pósmoderna tem cultuado têm, infelizmente, influenciado negativamente as famílias. Estes “antivalores familiares” – casamento entre pessoas do mesmo sexo, ideologia de gênero, trans e outras -, têm, na prática, solapado os princípios, valores e objetivos para os quais DEUS instituiu a família. No entanto, a Igreja de Jesus Cristo, dessa maneira, a família Batista da Primeira Igreja em Vitória deve ser uma guardiã destes princípios e valores ordenados por Deus. Sim, pois como igreja deve servir de sustentação e porto seguro para as pessoas que desejam honrar a Deus com suas vidas e famílias, numa época de crescentes incertezas e desvios do padrão de Deus.

Portanto, convocamos todas as famílias da nossa amada PIB a si envolverem em todas as áreas da nossa igreja, dando sustentação e apoio as famílias, orientando no cultivo dos valores cristãos, ajudando os membros das famílias a si integrarem de forma plena, estimulando a cada família na participação mais ativa e comprometida nas atividades da nossa igreja - cultos de oração, doutrina, de celebração e proclamação; e, nos diversos ministérios EJC, ECC, Musica, EBD, etc - principalmente, a incentivarem outras famílias a si tornarem instrumentos de evangelização, edicação e crescimento da igreja. Assim, lembro aos irmãos as benditas promessas de nosso Deus: “E não fez ele somente um, sobejando-lhe o espírito? E por que somente um? Ele buscava uma semente de piedosos; portanto guardai-vos em vosso espírito, e ninguém seja desleal para com a mulher da sua mocidade” (Ml.2:15). Sejamos um no Senhor e, cuidemos de guardar a aliança. Amem!

No amor de Cristo, Pr. Antonio Sérgio de A. Costa