Home / Acontece / Textos e Reflexões

Simplicidade: Um Chamado Radical a Todo Discípulo Do Senhor Jesus! (João 13.1-15)

     "Simplicidade é o último degrau da sabedoria" (khalil Gilbran). Uma bela frase sobre simplicidade; mas outras sobre o tema e a vida do discipulo de Cristo, também chama a nossa atenção, por exemplo:

"A simplicidade nos leva a humildade",

"simplicidade é um ato de grandeza". 

     Assim, o discipulo deve entender a simplicidade no seguir a Cristo como uma atitude para com outro. Não é a forma como se veste, o carro que usa, as viagens ou o restaurante que uma pessoa frequenta. Ser simples com outra pessoa é tratá-la com amor, enxergando uma criatura que Deus ama.

     Se você tivesse que se despedir de seus filhos qual o último ensinamento que lhe daria? Como discípulos de Cristo, pensemos: O que Jesus ensinou aos discípulos em seus últimos atos antes da crucificação? O que teria ficado realmente? Talvez, uma de suas parábolas, ou algum princípio das bemaventuranças (Mateus 5.1 ss), ou quem sabe mais um milagre...? Eu, contudo, arrisco a dizer que foi a “simplicidade” da vida e dos ensinos de Jesus. Em Joao 13.1-15, em seus últimos momentos, Jesus fez um gesto simples para ensinar o que é ser um cristão autêntico e demonstrou a grandeza de um Rei que Ama os seus súditos: Ele pegou uma bacia e uma tolha para lhes servir! 

     Incrível, magnifico saber que o Filho do DEUS, TODO PODEROSO, criador dos céus, da terra, dos mares, do rmamento e de tudo quanto está diante de nossos olhos, assumiu a postura de um escravo, pois abaixou-se e lavou os seus pés! Tremendo, desaador para todas as gerações de cristãos! Assim, lemos: "Derramou água numa bacia, pôs-se a lavar os pés dos discípulos e enxugava-os com a toalha que trazia à cintura." (v.5).

     Como um ser humano consegue viver sem aceitar esse Jesus de amor e, que mesmo sendo o Filho de Deus, veio para nos servir e nos amar? (João 3.16) Um ato simples, porém de imenso amor, provando o que está escrito em Mateus 20:28 “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.” Servir ao outro é o maior exemplo de uma vida transformada por Jesus Cristo. Ele nos chamou para sermos servos um dos outros, seguindo seu exemplo: "Se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros." (v.14). Que tremenda lição de amor e humildade!

     Sugestões de iniciar simplicidade na prática? Visite algum amigo apenas para orar por ele (não precisa de banquete). Já será um grande passo SE você visitar um amigo ou irmão no Senhor. Cante, abrace e ore. Que benção! Se você faz docinhos, leve para aquele amigo(a) e diga que lembrou dele(a). Seja simples, demonstre AMOR e um coração de servo!! A grandeza de uma simplicidade pode arrebatar uma alma abatida. E o Deus de toda graça, bondade e amor a todos abençoará. Sejamos simples! Sejamos servos! Lembremo-nos do mandamento do Senhor Jesus: “Sede simples como as pombinhas...” Amem.

JONATHAS TIAGO

Ver todos os textos e reflexões.