Domingo o Dia do Senhor!

Os batistas, na declaração doutrinária (DDCBB), no artigo X (décimo), tratam do tema ‘‘O Dia do Senhor’’, conforme segue:

O domingo, dia do Senhor, é o dia do descanso cristão satisfazendo plenamente a exigência divina e a necessidade humana de um dia em sete para o repouso do corpo e do espírito. 1 Com o advento do Cristianismo, o primeiro dia da semana passou a ser o dia do Senhor, em virtude de haver Jesus ressuscitado neste dia. 2 Deve ser para os cristãos um dia de real repouso em que - pela frequência aos cultos nas igrejas e pelo maior tempo dedicado à oração, à leitura bíblica e outras atividades religiosas - eles estarão se preparando para “aquele descanso que resta para o povo de Deus”.3 Nesse dia os cristãos devem abster-se de todo trabalho secular, excetuando aquele que seja imprescindível e indispensável à vida da comunidade. Devem também abster-se de recreações que desviem a atenção das atividades espirituais.

1. Gn 2.3; Ex 20.8-11; Is 58.13-14
  2. Jo 20.1,19,26; At 20.7; Ap 1.10
  3. Hb 4.9-11; Ap 14.12,13
  4. Ex 20.8-11; Jr 17.21,22,27; Ez 22.8.

Assim, os cristãos em todo mundo, observam o dia do Senhor realizando ato litúrgicos - a ceia do Senhor, levantamento de ofertas e a proclamação do evangelho - da mesma forma que os cristãos antigos, pois lemos:

No primeiro dia da semana, nos reunimos com a finalidade de partir o pão, e Paulo pregou ao povo. Planejando seguir viagem no dia seguinte, continuou falando até a meia-noite (Atos 20:7) No primeiro dia da semana, cada um de vós separe o que puder, de acordo com a sua renda, e a guarde para que não se façam coletas quando eu chegar (1 Co 16.2). E, no dia do Senhor, achei-me exaltado no Espírito, quando ouvi atrás de mim uma voz forte, como o som de trombeta (Apocalipse 1:10)

Portanto, as razões fundamentais que levaram a igreja a observar o Domingo como dia do Senhor, em lugar do Sábado, são as seguintes: a) a Ressurreição; b) a ascensão; c) pentecostes - a vinda do Espírito Santo -; d) a revelação final - apocalipse. Logo, a igreja observa o dia do Senhor conforme a igreja primitiva observava, ou seja, no primeiro dia da semana.