" O legado da Reforma protestante do século XVI"

A Reforma Protestante (1517) completa 501 anos no dia 31 de outubro. O grande nome da A Reforma foi Martinho Lutero (1483-1546), embora houvesse outros, antes dele como, John Wycliff – Inglaterra 1328-1384 e John Hus – Boêmia 1369-1415, conhecidos como precursores da Reforma e depois dele temos João Calvino – França 1509-1564 e Ulrico Zuínglio – Suíço 1484-1531). O dia 31 de outubro cou marcado porque foi quando Lutero axou suas 95 teses contra a venda de indulgências na porta da Catedral do Castelo Wittemberg (Alemanha). A igreja da época encontrava-se num estado de vergonha deplorável, mergulhada no pecado e superstições e distante das Escrituras e conseqüentemente do evangelho bíblico.
E hoje como se encontra a igreja? Em alguns pontos bem melhor do que a igreja nos tempos de Lutero. Uma igreja mais participativa quanto ao lugar do povo, uma igreja mais alegre e dinâmica.
Mas, se fizermos uma avaliação honesta, a igreja evangélica brasileira (mundial) é uma igreja multi-facetada. Atingida com toda a sorte de crendices e superstições, uma igreja mais deformada do que reformada. Uma igreja que tem pregado um evangelho diferente do evangelho de Deus, o evangelho de Cristo. Sabe qual evangelho é esse? O evangelho dos ramos de arruda, das sete semanas de corrente de oração, do copo com água em cima da televisão, do sal grosso sobre o dízimo, da quebra de maldições, evangelho da prosperidade, da teologia do amor, da teologia do anabolizante, o evangelho das obras, do faça assim que Deus te recompensará, do cerco de Jericó, e por aí vai. Um evangelho sem as Escrituras, afastado da Palavra de Deus. Um evangelho sem Cristo, um evangelho sem a Graça, um evangelho sem a Fé salvadora, um evangelho sem a Glória para Deus.

Segue os Cinco Solas da Reforma, que nos ajudam a lembrar daquilo que toda Igreja séria não pode esquecer.