Home / Acontece / Textos e Reflexões

A Ceia Do Senhor É a Celebração...

A CEIA DO SENHOR É A CELEBRAÇÃO...

DO AMOR SACRIFICIAL DE JESUS NO CALVÁRIO;

DA COMUNHÃO QUE TEMOS COM O SENHOR E OS IRMÃOS;

DA FÉ QUE AGUARDA ANSIOSA A VINDA DO SENHOR;

DA CERTEZA DA VIDA ETERNA, POIS O SENHOR RESSUSCITOU!

DA UNIDADE DA FÉ E DA ESPERANÇA DA VINDA DO SENHOR JESUS!

     A última Ceia celebrada no cenáculo pelo Senhor Jesus e os 12 Apóstolos é um memorial de sua morte, sepultamento e ressurreição, bem como da certeza do triunfo da Igreja através dos séculos e na eternidade (Mt 26.26-30; 1 Co 11.23-30). Assim, os Batistas, cremos que: “A ceia do Senhor é uma cerimônia da igreja reunida, comemorativa e proclamadora da morte do Senhor Jesus Cristo, simbolizada por meio dos elementos utilizados: O pão e o vinho. Nesse memorial o pão representa seu Corpo partido por nós no Calvário; o vinho simboliza o seu sangue derramado para perdão e salvação dos que cremos no Senhor (6) A ceia do Senhor deve ser celebrada pelas igrejas até a volta de Cristo. Sua celebração pressupõe o batismo bíblico (por imersão nas aguas), e o cuidadoso exame íntimo dos participantes (cf., Mt 25.14-30; 31.46; Rm 1.14; 1Co 9.16; Fp 2.16; Gn 14.20; Lv 27.30; Pv 3.9,10; Ml 3.8-12; Mt 23.23; At 11.27-30; 1Co 8.1-3; 2Co 8.1-15; Fp 4.10-18). Davi, no magnífico Salmo 133.1-3, mostra-nos a beleza da comunhão dos salvos pela graça de Deus, portanto, dos que andam na luz do Senhor Jesus:

     Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

     O Salmista exorta o povo de Deus a priorizar a unidade da fé. Em termos concisos, vejamos o que a COMUNHÃO fortalece quando a igreja dá lugar ao Espírito de Deus:

     A Nossa comunhão Deus e com os irmãos no Senhor;

       A vitalidade espiritual das nossas vidas e ministérios;

         O poder do Espírito que habita e age através das nossas vidas;

           O testemunho da Igreja do Senhor diante do Mundo.

    Assim amados ao participarmos da Ceia do Senhor (Mt 26.26-30; 1 Co 11.23-30), examinemos as nossas vidas e cuidemos de corrigir o que for preciso diante de Deus. Um só Senhor, uma só fé e um só batismo (Efésios 4.4-6), é o que rememoramos na celebração da Ceia do Senhor. Vinde amados meus a mesa do Senhor! Que para tanto EM AMOR E NA UNIDADE, NA COMUNHÃO DO ESPÍRITO, sejamos firmes na obediência e confiança nas promessas do Pai. Amem.

PR. ANTONIO SÉRGIO

Ver todos os textos e reflexões.