“Compartilhemos graça e misericórdia” – Através da Presença na comunidade.

Texto: Atos 2.42:47

O. S. Hawkins vai dizer que, “talvez em nenhuma época da história, a igreja tentou arduamente ser relevante a uma cultura e se tornou menos relevante, ao fazer isso! Enquanto muitos gurus da igreja moderna nos encorajam a estar “no mundo”, somos chamados a fazer isso sem nos tornarmos “do mundo”.” O Plano de Deus para a igreja local, é um plano que transforma o mundo. Conhecer a prioridade e a prática da igreja local, com base nas Escrituras, é fundamental. Que tipo de igreja nós somos? Que tipo de igreja estamos nos tornando? Precisamos lembrar diariamente que estamos lidando com um corpo de pessoas compradas por sangue, o sangue de Jesus Cristo. Pessoas que foram chamadas para conhecer a Deus e fazê-lo conhecido. Uma igreja que compartilha graça e misericórdia, em todas as suas ações, inevitavelmente se torna presente na comunidade. De que forma uma igreja espalha graça e misericórdia em sua comunidade local?

1. Sendo fiel a Palavra de Deus (v.42). Deus não tem compromisso com teorias humanas, mas com a sua Palavra. Palavra que é apta para ensinar, corrigir, reprender e instruir o homem no caminho que deve andar. 2. Sendo perseverante na oração (v.42). Igreja que ora é igreja que avança, pois a oração é a ferramenta que Deus escolheu para agir em meio ao seu povo. 3. Sendo profunda na comunhão (v.42-44:46). O próprio Jesus vai deixar claro esta máxima quando diz que, “nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros” (João 14.35). Na igreja de Jerusalém os irmãos gostavam de estar juntos. Eles partilhavam seus bens, apreciavam estar no templo e também nos lares, havia um só coração e uma só mente. 4. Sendo fervorosa no louvor (v.47). Hernandes Dias Lopes vai dizer que, “uma igreja cheia do Espírito Santo canta com fervor e louva a Deus com entusiasmo. Uma igreja viva tem um louvor fervoroso, contagiante, restaurador, sincero e verdadeiro. 5. Sendo temente a Deus (v.43). A igreja de Jerusalém era reverente e também receptiva ao agir soberano de Deus. Uma igreja que teme ao Senhor, prova de seus milagres. Como diz Lopes, “hoje há dois extremos na igreja: aqueles que negam os milagres e aqueles que os inventam. 6. Tendo a simpatia do povo (v.47). A igreja de Jerusalém produziu impacto na sociedade por causa de seu estilo de vida. Era uma igreja comprometida com a verdade, piedosa, alegre. O resultado da qualidade é a quantidade. Deus mesmo acrescentava a essa igreja, dia a dia, os que iam sendo salvos. Uma igreja que chamava a atenção dos de fora. O maior beneficiado de uma igreja existir não são os de dentro, mas os de fora. A igreja é uma agência missionária que tem como objetivo conhecer a Deus e fazê-lo conhecido em todas as suas ações.

Concluo dizendo que, nós como igreja, fomos chamados para compartilhar graça e misericórdia em todas as nossas ações. Pregue a palavra; ore constantemente; invista em relacionamentos profundos; adore ao Senhor como estilo de vida e seja contagiante no culto comunitário; tema ao Senhor Deus, pois o temor ao Senhor é o princípio da Sabedoria; e esteja aberto para os de fora.

Em Cristo,

Pr Tiago Matias