Cuidado com a Tentação
“E não nos deixes cair em tentação...” Mt. 6: 13
Definição do dicionário:
tentação, substantivo feminino
1 1. impulso para a prática de alguma coisa censurável ou não recomendável."resistir às tentações"
2. desejo veemente ou violento."chegou a sentir a tentação de matar o adversário desleal"
O dicionário define tentação como um desejo veemente e associa a algo indevido para aquele que é tentado. Ao longo da minha caminhada, tenho percebido que uma das causas predominantes da tentação é uma atenção exacerbada àquilo que admiramos. Ou seja, estou dizendo que o ser humano é naturalmente atraído por aquilo que ele admira, o que inicialmente não há nenhuma problema. O perigo está exatamente na forma como administramos o objeto de admiração. Por que digo isso? É uma questão simples.
Quando admiramos algo ou alguém, isso nos chama a atenção de uma maneira especial, exatamente porque encontramos no objeto em questão algo que consideramos precisar, ou consideramos digno da nossa atenção e chamamos isso de atração. Então, somos atraídos por aquilo que admiramos. Para os homens em particular, quando passam na rua e vêem pela primeira vez o super lançamento de um carro novo, por exemplo. Se o sonho dessa pessoa sempre foi possuir um carro com aquelas caracteristicas, a partir de agora ele vai pesquisar na internet a respeito, de minuto em minuto ele vai ver esse mesmo carro em todos os lugares por onde passar, é como se o carro se destacasse dos demais circulado por uma aurea reluzente. Você sonha com o carro, começa a projetar na mente as possíveis sensações que você teria caso possuísse aquele carro, pensa nisso o dia todo, e dentro de sua alma começam a brotar dois pensamentos: 1- “PRECISO DAQUELE CARRO”; 2- “O QUE PRECISO FAZER PRA TER AQUELE CARRO?”.
Pra isso fazer mais sentido, vamos entender o que significa atração segundo o dicionário:
atração, substantivo feminino
2 1. ato ou efeito de atrair, de puxar para si."a. do ferro pelo ímã"
2. fig. conjunto de características e qualidades que despertam simpatia, desejo, amor etc.; atrativo, sedução."a pobre moça é destituída de a."
Atração é o desejo ardente de trazer para perto aquilo que se possui. Quando admiramos uma pessoa, essa admiração nos leva a observar o que a pessoa faz, como ela é, o que ela gosta e por aí vai; e o sentimento vai construindo inconscientemente o desejo de estar cada vez mais perto dessa pessoa. O que até aí, ainda não há nada de errado. MAS se nesse ponto, que considero crucial, não houver o devido cuidado, a pessoa inevitavelmente cai na zona de perigo, no próximo passo do processo que é a obsessão ou sedução. Segundo o dicionário, obsessão é um “apego exagerado a um sentimento ou a uma ideia desarrazoada”. É quando a pessoa não consegue pensar em mais nada. Existe uma dependência emocional tão intensa que a pessoa nessa altura, está disposta a fazer qualquer coisa para possuir aquilo que se deseja. Olha o que a bíblia diz sobre isso em Tiago 1: 12-15:
“12- Bem-aventurado o homem que suporta a tentação, porque, depois de ter sido provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam.
13- Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta.
14- Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz;
15- então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte”.
Lembra que falei anteriormente que a admiração tem a ver com o fato de encontrarmos no objeto em questão, algo que consideramos precisar, ou algo que tornaria nossa vida melhor, caso a tivéssemos? É exatamente o que o Apóstolo Tiago está falando no versículo 14. Essa admiração gera atração, seguida de sedução. O texto de I Timóteo 6: 9, fala claramente sobre isso, usando a tônica do desejo de enriquecer. Observe que é sempre um processo, uma história de morte que vai sendo escrita e vai envolvendo as pessoas (que muitas vezes, nem têm clareza do “buraco” onde estão caindo). Observe o versículo:
“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.”
sedução, substantivo feminino
3 1. conjunto de qualidades e características que despertam simpatia, desejo, amor, interesse etc."a s. de um bom orador"
2. capacidade ou processo de persuadir ou perverter."um vendedor precisa de boa dose de s."
Quando chega nesse estágio, eu afirmo com toda autoridade: “SÓ DEUS PRA LIVRAR”, porque é quando a pessoa começa a traçar planos, ainda que lhe gerem consequências negativas, a pessoa já decidiu em seu coração fazer o que for necessário para possuir o objeto de admiração. Em alguns casos, pessoas entram em compromissos financeiros sem fazer idéia de como irão honrar depois, outras em relacionamentos, sem considerar os possíveis riscos, outras tomam decisões precipitadas que mudarão negativamente todo o curso da sua vida.
O processo de tentação, é como um câncer que se não for tratado logo no começo, vai se espalhando e contaminando todos os órgãos do corpo até se tornar uma metástase mortal. Conforme diz em Tiago 1: 15b: “e o pecado, sendo consumado, gera a morte”. Entendendo a fúria do processo de tentação, que Jesus em Mt. 6: 13, nos instruiu a orar pedindo a Deus que “não nos conduzas a tentação”. O próprio Jesus foi conduzido ao deserto para ser tentado. E porque Jesus foi tentado? Para nos deixar como exemplo algumas verdades:
1- Ser tentado, não significa estar em pecado, mas sim o que a gente pode vir a fazer quando tentados. Em Hebreus 4: 15, a bíblia afirma que Jesus foi tentado mas não pecou:
“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”
2- Para nos provar que é possível vencer a tentação através da obediência a Deus e a sua palavra. Em Mateus 4: 1-11, narra o episódio onde Jesus mesmo fisicamente vulnerável depois de 40 dias em jejum e oração, vence satánas com suas tentações através da obediência absoluta, que foi conquistada com oração constante. Leia o texto abaixo:
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;
E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.
Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,
E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.
Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.
E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam”.
3- Para nos ensinar que a oração é a principal arma espiritual que nos dará vitória contra a tentação.
“E não nos deixes cair em tentação...” Mt. 6: 13
“... orai, para que não entreis em tentação.” Lc. 22: 40
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação...” Mt. 26: 41
“E disse-lhes: Por que estais dormindo? Levantai-vos, e orai, para que não entreis em tentação.”
Lc. 22: 46
4- Para nos ensinar que a Palavra de Deus nos ensina a usar nossas armas espirituais e que não venceremos a tentação por nós mesmos. Nosso livramento e a força para dizermos não a tentação e sustentarmos esse posicionamento virão de Deus.
“Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.”
Apocalipse 3:10
5- Para nos ensinar que Deus jamais permitirá que sejamos tentados além dos nossos limites. Se Deus nos permitir passar por tentações, significa que Ele também nos dará todos os recursos necessários para vencer e crescer com a tentação. Só Deus pode nos livrar
“Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.”
I Co. 10: 13
“Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados;”
2 Pedro 2:9
6- Para nos deixar a lição de que a cada tentação vencida, crescemos em fé e aprendemos a depender mais de Deus. A tentação é uma grande batalha, mas aqueles que conseguem vencê-la, quando eventualmente se vêem diante de situações de risco, crescem espiritualmente e possuem estrutura em Deus para ser exemplo para os mais fracos.
“Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.”
Tiago 1:12
7- Para que possamos entender, que enquanto estivermos na terra, precisaremos estar em constante vigilância. Quando o assunto é tentação, não há crente experiente ou inexperiente. Aquele que não vigiar quando for tentado, iminentemente estará correndo grandes riscos de queda.
“Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado.”
Gálatas 6:1
“E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam;
Lucas 8:13
“Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia.
I Corintios 10: 12
Conclusão:
A minha conclusão para esta breve reflexão, é que não devemos brincar e nem descansar quando o assunto é tentação. Como vimos, começa na maioria das vezes em uma simples admiração, que gera atração, seguida de sedução, culminando em desejos que levarão aquele que é tentando a entrar no campo minado das ações em um caminho destinado a morte. A palavra da hora é CUIDADO.
Seja sábio como José foi ao fugir da tentação oriunda da esposa do chefe da guarda do egito: Potifar;
Seja obediente, cheio da palavra, cheio de obediência e viva em constante oração como Jesus;
Seja rápido em pedir o Socorro de Deus e se preciso for a ajuda de seus Pastores ou irmãos em Cristo mais experientes, quando entender que a tentação está te dominando.
Fomos chamados para a vitória nessa Guerra. Mas para vencer precisamos nos esforçar e ser sábios em Deus. Que o Senhor nos livre da tentação e se preciso for passar por ela, que Ele nos conduza em vitória e nos dê o livramento.
Amo vocês.
Pr. Angelo Miguel.
Igreja Vida Plena em Rio das Ostras-RJ
22 99706-4409